ILHA TERCEIRA JÁ TEM UNIDADE DE RADIONCOLOGIA

Desde segunda-feira, 06 de setembro, está em funcionamento no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT), em Angra do Heroísmo, uma nova unidade de Radioncologia, convencionada ao grupo Joaquim Chaves Saúde. Cinco anos depois da instalação dos primeiros equipamentos a radioterapia passa a ser uma realidade na ilha Terceira, servindo todas as restantes ilhas dos grupos Central e Ocidental.

A Unidade de Radioncologia do HSEIT é a segunda unidade da Joaquim Chaves Oncologia nos Açores e a 7ª em Portugal.

A Joaquim Chaves Saúde, o maior operador privado em Radioncologia em Portugal, prestou, nos últimos 20 anos, cuidados de saúde nesta área a um total de 48.949 doentes. Atualmente, a Clínica de Radioncologia Madalena Paiva, em Ponta Delgada, assegura o tratamento de 1.733 doentes. O grupo está, assim, na linha da frente do diagnóstico e tratamento das doenças oncológicas a nível nacional.

Para Marisa Lobão, diretora clínica de radioncologia | Madalena Paiva, citada em nota de imprensa do grupo, “esta unidade trará um impacto muito positivo aos habitantes da ilha Terceira, bem como é mais uma opção para os outros habitantes das ilhas mais próximas”. Desta forma, será possível atenuar todos os inconvenientes que as deslocações e a distância tinham não só nos doentes, mas também nos seus familiares, tornando-se uma mais-valia não só em termos de saúde, como também da sua tranquilidade, comodidade e bem-estar.

Assim, desde segunda-feira, os doentes já poderão realizar os seus tratamentos de radioncologia externa nesta unidade, que conta com o rigor e profissionalismo de 15 funcionários e onde “são disponibilizadas as técnicas mais inovadoras e os tratamentos mais indicados, sendo assim, prestados os melhores cuidados de saúde”, sublinha a Marisa Lobão.

O equipamento foi instalado no HSEIT em 2016, mas só agora, passados cincos anos, com o Governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM é que a unidade entrou em funcionamento. Ao longo de todo este tempo, o processo foi conhecendo avanços e recuos, sendo que umas das justificações apontadas para a sua não abertura se devia à “casuística”.

JOAQUIM CHAVES SAÚDE

A Joaquim Chaves Saúde inaugurou, em 2002, o Centro Oncológico Dra. Natália Chaves em Carnaxide (Lisboa), tendo iniciado o seu percurso como o maior operador privado em Radioncologia a nível nacional.

Atualmente, o grupo soma sete unidades de Radioncologia e uma unidade de Quimioterapia, com uma distribuição geográfica Nacional, quer continental como em termos insulares, dispondo de Médicos especialistas em Radioncologia e Oncologia Médica, Físicos Médicos Especialistas, Físicos Médicos, Técnicos de Dosimetria, Técnicos de Unidade de Tratamento, equipa de enfermagem, Auxiliares e Técnicos administrativos, ligados em permanente partilha de conhecimento. Está presente no Porto, Santarém, Lisboa, Faro, Funchal, Ponta Delgada e agora também em Angra do Heroísmo.

© JS/CC | Fotos: CC | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s