COVID-19: ALUNOS DO 1.º E 2.º CICLOS DA TERCEIRA E SÃO MIGUEL COM TESTES DE DESPITE NO REGRESSO ÀS AULAS

Os alunos do 1º e 2º ciclo das ilhas Terceira e São Miguel vão fazer testes de despiste ao vírus SARS-CoV-2 no regresso às aulas, anunciou o secretário regional da Saúde e Desporto.

Clélio Meneses falava, segundo nota esta terça-feira enviada às redações, ao final da tarde de segunda-feira, após uma reunião com a secretária regional da Educação, “”para definir os procedimentos a adotar na abertura do próximo ano letivo”.

O governante revelou também a realização de uma testagem aleatória aos alunos dos níveis superiores, que não tenham sido vacinados. “Isto decorrerá durante o primeiro período até ao Natal”, esclareceu.

O titular da pasta da Saúde do Governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM, adiantou ainda que os professores e funcionários não serão testados, “porque é uma população que está à partida vacinada, que está protegida, de resto, nem faria sentido estarmos a impor medidas restritivas que aconteceram num tempo em que não havia vacinação”.

Instado a comentar a possibilidade do fim do uso da máscara em espaços fechados, no caso, as salas de aula, Clélio Meneses referiu que o uso da mesma “será obrigatório”.

O governante esclareceu por fim que a testagem em massa “está a ser operacionalizada pelas Unidades de Saúde de Ilha, com os respetivos meios e recursos, em articulação com a Secretaria Regional da Educação”.

Por seu turno, a secretária regional da Educação, Sofia Ribeiro disse, citada na mesma nota, que preparou o novo ano letivo “com a expetativa de ter o melhor dos cenários” e espera “que não seja necessário, quer com estes planos, quer com a vacinação massiva da nossa população, voltarmos a regimes de ensino à distância, mas nós preparámo-nos, e acautelamo-nos, inclusivamente ao nível de material informático, no que concerne ao ensino à distância, para, a ser necessário, termos outras condições para arrancarmos”, garantiu.

“Com maior vacinação, nós vamos ter outras condições que não tínhamos o ano passado”, referiu ainda a responsável, que anunciou também a disponibilização de um plano de contingência às escolas, no início do ano letivo.

© GRA | Foto: SRSD | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s