FEDERAÇÃO DE PESCAS DOS AÇORES DEFENDE REFORÇO DE VERBAS PARA INFRAESTRUTURAS PISCATÓRIAS

A Federação das Pescas dos Açores defendeu esta segunda-feira que o Orçamento da região para 2022 deve contemplar um “reforço do apoio” para as infraestruturas piscatórias e reivindicou a remodelação ou a reconstrução da lota de Ponta Delgada.

“Relativamente ao Orçamento para 2022, a Federação das Pescas considera que deve haver um reforço de apoio para as infraestruturas de apoio às pescas, bem como para a frota e os recursos humanos”, disse o presidente da Federação das Pescas dos Açores (FPA), Gualberto Rita.

O dirigente falava na sede da Presidência do Governo dos Açores, em Ponta Delgada, após uma audiência com o líder do executivo açoriano, José Manuel Bolieiro, no âmbito da elaboração do Plano e Orçamento da região para 2022.

Gualberto Rita defendeu a “remodelação” ou a “construção de uma nova lota” em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

“Não faz sentido que o maior porto comercial da região tenha uma lota nas condições em que está a de Ponta Delgada”, assinalou.

A propósito do Plano e Orçamento da região para 2022, o líder da FPA disse ser “necessário ter uma atenção especial” para com os entrepostos frigoríficos da região.

Gualberto Rita defendeu ainda a aquisição de um pórtico para o porto da Horta, na ilha do Faial.

O dirigente da FPA reivindicou também um aumento das verbas dedicadas à comercialização e produção do pescado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“No PRR não existe qualquer verba alocada para a produção e comercialização. Fizemos questão de afirmar ao senhor presidente [do Governo Regional] a necessidade de haver um reforço de verbas para o setor das pescas”, assinalou.

O Plano e o Orçamento dos Açores para 2022, os segundos da atual legislatura, vão ser discutidos até ao final no ano na Assembleia Legislativa Regional.

O Plano e Orçamento da região para 2021 foram aprovados em abril com os votos favoráveis do PSD, CDS-PP, PPM, IL e Chega e a abstenção do PAN.

© Lusa | Foto: DR | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s