GOVERNO APOIA A CONTRATAÇÃO DE MAIS DE 700 AÇORIANOS EM MENOS DE TRÊS MESES, ANUNCIA DUARTE FREITAS

O secretário regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Duarte Freitas, revelou esta sexta-feira, em Ponta Delgada, que o programa CONTRATAR, que integra uma nova geração de programas de emprego e formação criados pelo Governo Regional, já permitiu a integração de mais 700 açorianos em menos de três meses.

Segundo o titular da pasta do Emprego, citado em nota de imprensa do executivo, a grande maioria dos novos contratos de trabalho são vínculos sem termo, ou seja, correspondem à integração dos trabalhadores no quadro das empresas.

Duarte Freitas, que falava à margem de uma visita à Delegação dos Açores da Ordem dos Contabilistas Certificados referiu que, dos 702 contratos, cerca de dois terços representam a integração no quadro das empresas, o que contribui para combater, de forma expressiva, a precariedade laboral e mais de 55% são provenientes de programas de inserção socioprofissional e estágios.

“De destacar, igualmente, os resultados no que ao emprego jovem diz respeito, 76% dos novos contratos de trabalho são postos de trabalho ocupados por jovens açorianos, comprovando o grande sucesso do CONTRATAR”, frisou o governante.

O programa, que se desenvolve em duas vertentes, garante a atribuição de um apoio financeiro que pode ultrapassar os 25 mil euros por trabalhador, no caso de contratos sem termo, onde se inclui majorações na contratação de jovens e desempregados em situação de desfavorecimento inscritos nas Agências para a Qualificação e Emprego dos Açores.

O apoio financeiro tem por base não o salário mínimo da Região, mas o contratado pela entidade empregadora, incentivando o aumento salarial e, consequentemente, a inclusão social e o combate às desigualdades.

Considerando a remuneração média paga pelas empresas aos trabalhadores apoiados no âmbito do CONTRATAR, verifica-se um aumento médio de cerca de 10% dos salários face às anteriores medidas de apoio à contratação.

Neste sentido, a estratégia do Governo Regional dos Açores de coligação PSD/CDS-PP/PPM, evidenciou Duarte Freitas, vai continuar a preconizar “a criação de medidas inovadoras”, que simplificam e agilizem procedimentos, tendo em vista emprego mais estável, mais bem remunerado e mais qualificado na Região.

© GRA | Foto: JF | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s