AUTÁRQUICAS 2021: GCE QUER IMPLEMENTAR NOVAS POLÍTICAS SOCIAIS E CRIAR O CONSELHO MUNICIPAL DE IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

O grupo de cidadãos eleitores (GCE) “Esta é a nossa Praia” compromete-se a implementar uma nova visão no âmbito das políticas municipais de apoio social, à formação profissional e ao desenvolvimento pessoal, propondo a criação do Programa para o Desenvolvimento Pessoal e Integração Profissional e do Conselho Municipal para a Igualdade de Oportunidades.

O candidato do GCE “Esta é a nossa Praia” à Câmara Municipal da Praia da Vitória, nas eleições Autárquicas do próximo dia 26 de setembro, Alvarino Pinheiro, compromete-se a implementar “novas políticas de apoio social, apoio à formação profissional e ao desenvolvimento pessoal”, visando “o combate à pobreza e exclusão social e a melhoria de qualidade de vida de todos os Praienses”.

Após reunir com a Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória (Instituição com 523 anos de existência e atualmente a segunda maior empregadora do Concelho), acompanhado por outros elementos das listas de candidatos à Câmara e Assembleia Municipais, citado em nota de imprensa da candidatura, Alvarino Pinheiro assumiu ainda a proposta de criação do “Conselho Municipal para a Igualdade de Oportunidades”.

“Da reunião que mantivemos com o Senhor Provedor Francisco Ferreira e com o Gestor Dr. Rogério Gaspar, registamos a importância de fomentar as relações de proximidade e parceria com as Instituições não-governamentais existentes no Concelho, nomeadamente Instituições de Solidariedade Social, para complementar as suas valências, capacidades e competências. Só um trabalho em parceria, apostando em políticas sociais municipais que permitam que todos os cidadãos tenham as mesmas igualdades de oportunidades, independentemente das suas características individuais e condição socioeconómica nos permitirão combater flagelos sociais que grassam no nosso Concelho”, afirmou.

Neste sentido, prosseguiu, “importa apostar em políticas locais que contribuem para uma maior justiça social, que protejam os direitos das crianças, jovens e idosos, que os desviem de caminhos de dependências e insucessos e que protejam os mais necessitados”.

É, por isso, frisou, “que esta candidatura defende a implementação do Programa Municipal para o Desenvolvimento Pessoal e Integração Profissional, a criação do Conselho Municipal para a Igualdade de Oportunidades, o apoio e valorização da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Praia da Vitória”.

Especificando, Alvarino Pinheiro revela que “o Programa de Desenvolvimento Pessoal e Integração Profissional visa a formação pessoal e social associada a uma componente ocupacional, com o objetivo de aumentar as capacidades de empregabilidade, sendo destinado a desempregados de longa duração e beneficiários do Rendimento Social de Inserção do Concelho, quer se encontrem em contexto institucional ou não. Pretende-se que a Câmara Municipal seja um facilitador da integração socioprofissional destes indivíduos e que se posicione como parceiro privilegiado das Associações e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Concelho que trabalham com este público-alvo”. Na ótica da candidatura independente ao Município, “este programa permitirá criar mais recursos humanos para serviços comunitários nas juntas de freguesia, com o devido acompanhamento e monitorização”.

Já quanto ao Conselho Municipal para a Igualdade de Oportunidades “será um órgão consultivo, com a presença de organizações, entidades e associações do Concelho que assumem um papel de relevância ao nível dos direitos de cidadania, igualdade e não discriminação”.

No que toca ao apoio e valorização da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Praia da Vitória, Alvarino Pinheiro diz que “urge melhorar as condições de funcionamento ao nível das infraestruturas, da capacidade de mobilidade e ao nível administrativo”.

Por fim, mas não menos importante, o movimento de cidadãos “Esta é a nossa Praia”, comprometeu-se a “implementar um programa anual de formação profissional dos seus ativos, em parceria e partilhado com as IPSS’s do Concelho”.

© GCE | Foto: GCE | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s