ECOMUSEU DO CORVO: FRANCISCO MADURO DIAS DEFENDE ALTERNATIVA A CEDÊNCIA DO BOI ANÃO

O coordenador da rede de museus e coleções visitáveis dos Açores afirmou ontem que a cedência do boi anão ao Ecomuseu do Corvo “é possível”, mas defendeu que deve ser encontrada uma alternativa que enriqueça a região.

“A cedência é possível, a transferência não é recomendável”, afirmou Francisco Maduro Dias, coordenador da rede de museus e coleções visitáveis dos Açores.

O museólogo foi ontem ouvido na Comissão de Assuntos Sociais do parlamento açoriano a propósito de uma petição pública que pede a revogação do despacho da secretária regional da Cultura, Ciência e Transição Digital que determina a cedência de um exemplar taxidermizado de um bovino de raça anã do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, ao Ecomuseu do Corvo.

Ainda assim, o responsável considerou que “foram tomadas decisões rápidas demais”, salientando que, “na cultura, quando há decisões assim rápidas, perdem-se oportunidades”.

Aproveitando a questão colocada pelo deputado do Chega José Pacheco, que indagou sobre a possibilidade de “encontrar dois espécimes vivos, já que assim “não se teria o caso dos bezerros empalhados”, ter-se ia “um casalinho ou dois casalinhos no Ecomuseu”, o coordenador apresentou algumas propostas, começando por concordar com o parlamentar.

Sugerindo que devem ser encontradas alternativas, como réplicas digitais ou a busca de outros exemplares, Maduro Dias questionou se o que interessa “é a peça ou é a conversa acerca da peça?”

“É uma questão de construir, de densificar, o conjunto de mensagens que estão ali. Estamos a discutir um telemóvel e não estamos a discutir comunicação”, defendeu.

O deputado do PPM eleito pelo círculo eleitoral do Corvo, Paulo Estêvão, adiantou a intenção de construir um centro interpretativo, lembrando que, apesar de os animais já não existirem na ilha, há ainda vestígios da sua presença, como “a dimensão dos abrigos, dos utensílios e do próprio carro de bois”, todos eles mais pequenos do que o habitual.

Questionado pela deputada do BE Alexandra Manes sobre que parecer técnico daria, o responsável afirmou que o que a rede que coordena procura fazer “é ajudar o mais pobre a enriquecer-se, evitando sempre que seja à custa do outro”.

Em caso de cedência temporária, “iria estar a procurar uma alternativa até à Antártida para resolver o problema e poder devolver o exemplar ao Museu Carlos Machado sem ficar mais pobre”, disse.

Em 2019, Paulo Estêvão, deputado e líder do PPM/Açores, partido que integra o executivo regional, tinha proposto a transferência dos dois exemplares do bovino de raça anã do Museu Carlos Machado para o Ecomuseu do Corvo, através de um projeto de resolução no parlamento açoriano.

O assunto voltou agora a gerar polémica depois de ter sido tornada pública a intenção do diretor regional da Cultura de aceitar o pedido de transferência de um dos dois exemplares feito pelo Ecomuseu do Corvo, dirigido por Deolinda Estêvão, mulher de Paulo Estêvão, apesar do parecer negativo do diretor do Museu Carlos Machado e do responsável pela coleção de História Natural, João Paulo Constância.

Essa decisão acabaria por ser revertida pela secretária regional da Cultura, Ciência e Transição Digital, que permitiu uma cedência temporária, desde que garantidas todas as condições técnicas para a conservação da peça.

Foi também já criada uma petição para travar esta deslocação e o Tribunal Administrativo de Ponta Delgada recebeu uma providência cautelar para impedir que o animal seja transportado.

A coleção de História Natural foi a fundadora do Museu Carlos Machado, instituição criada em 1876 em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

© Lusa | Foto: DR | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s