BOLIEIRO ACREDITA QUE CERTIFICAÇÃO DO LEITE AÇORIANO TRARÁ “VALOR ACRESCENTADO”

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, afirmou hoje que a certificação europeia do leite açoriano permitirá dar “valor acrescentado ao rendimento dos produtores” e à “excelência do produto”.

Segundo adiantou José Manuel Bolieiro, o Governo Regional quer “acrescentar a esta história e esta identidade” da produção de laticínios açoriana “mais valor” e, para isso, está “a trabalhar” para “adquirir, também no contexto europeu, a qualidade e a certificação do leite”.

O líder do executivo açoriano, que falava hoje, Dia Mundial do Leite, durante uma visita a uma exploração agrícola no concelho da Calheta, na ilha de São Jorge, lembrou que a região já tem “a certificação do queijo, da manteiga” e acrescentou que “a matéria-prima de excelência que faz garantir também a certificação destes produtos não pode ficar por ser certificada”.

Questionado pelos jornalistas sobre se este processo pode responder às reivindicações do setor, que pede um aumento do preço pago ao produtor, o social-democrata disse ter essa “esperança”.

“Parece-me que é um dado adquirido que, em relação aos outros produtos – temos uma lógica comparada –, isto eleva, desde logo, o reconhecimento e, por sua vez, também o preço ao consumidor e a confiança que o consumidor tem na qualidade daquele produto”, concretizou.

Bolieiro destacou ainda que “isto assegura que se possa fazer um bom diálogo entre produção, transformação, distribuição e consumidor”, garantindo uma “distribuição justa e equilibrada do rendimento a cada um dos intervenientes nesta cadeia”.

Neste dia, em que, além do leite, se celebra também o Dia da Criança, o presidente do Governo Regional, de coligação PSD/CDS/PPM, deixou “uma palavra para as famílias”, apelando para a introdução “nos seus hábitos alimentares do consumo de leite, que é saudável”.

 “Estamos, hoje, também a iniciar uma campanha junto das escolas para que também o leite escolar seja uma oportunidade de consumo, é certo, mas, sobretudo, de saúde e de consumo com convicção de que é bom valorizar o que é nosso”, concluiu.

© Lusa | Foto: RS | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s