
O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, apresentará, na próxima segunda-feira, 22 de fevereiro, o Projeto de Valorização Turística e Ambiental da Lagoinha, na freguesia da Agualva, na primeira “Presidência Aberta às Freguesias e Vila do Concelho” deste ano 2021, revela a autarquia praiense em nota de imprensa.
A “Presidência Aberta às Freguesias e Vila do Concelho” é um exercício de política de proximidade aos cidadãos e às instituições de todas as localidades da Praia da Vitória, implementado pelo executivo liderado por Tibério Dinis, percorrendo todas as dez freguesias e a vila do Concelho.
Seguindo o critério definido da ordem alfabética, a Agualva será a primeira localidade praiense a receber todo o executivo municipal neste novo ano, sendo o dia dedicado a audiências com os munícipes, reuniões e visitas às instituições e coletividades locais, apresentação do Projeto de Valorização Turística e Ambiental da Lagoinha e realização da reunião pública de Câmara.
Na freguesia de Agualva, entre outros agendamentos, destaque para a sessão de apresentação pública do Projeto de Valorização Turística e Ambiental da Lagoinha, “importante ecossistema e zona de atratividade turística e ambiental que é fundamental preservar, ao mesmo tempo que importa dar a conhecer a todos quantos nos visitam e visitam a Agualva”, diz o presidente da edilidade, Tibério Dinis, citado na referida nota. A sessão de apresentação, observando as recomendações das autoridades de saúde, será realizada na Casa do Povo da Agualva, segunda-feira, dia 22 de fevereiro, pelas 18:00 horas.
A FREGUESIA
Situada na vertente norte da ilha, estendendo-se do Pico Alto até ao mar, a Agualva é atravessada por várias ribeiras, sendo a mais importante uma das poucas ribeiras de curso permanente na Terceira. A sua designação toponímica provém do facto de a água das suas ribeiras e fontes ter tido a fama de deixar a roupa tão alva como se fosse lavada com sabão.
A Agualva terá sido constituída em paróquia por volta de 1588, dedicada a Nossa Senhora de Guadalupe.
© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE