GOVERNO RETOMA RONDA DE CONTACTOS COM IDOSOS ELEVANDO IDADE DOS DESTINATÁRIOS PARA 68 ANOS

A Vice-Presidência do Governo, através do Instituto da Segurança Social dos Açores, IPRA, iniciou esta terça-feira uma nova ronda de telefonemas que visam identificar eventuais necessidades de apoio aos idosos e sensibilizá-los para manterem o cumprimento das medidas de autoproteção sanitária, nomeadamente restringir as saídas da habitação ao necessário, manter o distanciamento social, utilizar corretamente a máscara e higienizar as mãos.

Esta nova ronda de contactos estabelecidos pelo Instituto da Segurança Social dos Açores, IPRA, difere da ronda anterior que decorreu durante a primeira vaga da pandemia, em virtude de muitas das pessoas anteriormente contatadas ainda se encontrarem no mercado de trabalho. Por essa razão, a Vice-Presidência do Governo emitiu orientações no sentido de elevar a idade dos destinatários da campanha de monitorização dos 65 para os 68 anos.

A readequação da campanha de monitorização ficou a dever-se à avaliação que os próprios idosos fizeram dessa iniciativa e pelo facto de, na atualidade, a rede de suporte social e de contactos dos idosos estar ativa e disponível, garantindo a sua função de permanente apoio, acompanhamento e vigilância social.

Presentemente, a campanha decorre nas ilhas de São Miguel e da Terceira, abrangendo um total de cerca de 23.700 pessoas idosas.

Na ronda de contactos realizada pelo anterior Governo, dirigida aos idosos com 65 ou mais anos, em abril de 2020, foram efetuados 39.820 contactos tendo abrangido 39.489 pessoas, das quais 573 foram identificadas em situação de fragilidade. Os restantes contactos dizem respeito a pessoas que não atenderam, com o telefone desligado, sem contacto telefónico ou já residentes em lar de idosos.

No âmbito destes contactos, foram apoiadas 74 pessoas em oito ilhas da Região, nomeadamente uma nas Flores, sete no Faial, quatro na Graciosa, 10 no Pico, sete em S. Jorge, cinco na Terceira, uma em Santa Maria e 39 em S. Miguel.

© GRA | Foto: DR | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s