
Ao intervir na sessão plenária de hoje da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que decorre por videoconferência, o deputado eleito pelo Chega, José Pacheco, alertou para a situação grave que a pandemia trouxe à Cultura e aos seus agentes.
“A dura realidade é que muitos dos profissionais desta área estão literalmente a passar fome pela falta de trabalho e consequente falta de rendimentos. Estes profissionais não são apenas os artistas, mas todos aqueles que fazem a Cultura acontecer como os muitos técnicos das várias áreas”, frisou.
Por outro lado, acrescentou, “as escolas de música, teatro, dança, filarmónicas e similares, correm o risco de desaparecerem por falta de atividade e consequentemente falta de interessados na sua oferta artística”.
O deputado do Chega desafiou o Governo Regional que conta com o seu apoio parlamentar, “para que seja, e sejamos todos, mais criativos na dinamização da cultura, neste momento de crise, para que esta não seja esquecida, como tem sido nas últimas décadas”.
“Que se criem novas ferramentas e estratégias, novos espaços virtuais, ou corremos o risco de ver desaparecer este bem precioso que já sofria de muitas fragilidades”, concluiu.
© CH | Foto: CH | PE