“É NECESSÁRIO ENFRENTAR OS PROBLEMAS FINANCEIROS DA SATA E É IMPERATIVO A SUA PROFUNDA REESTRUTURAÇÃO”, DEFENDE JOAQUIM BASTOS E SILVA

O secretário regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública defendeu hoje, na Horta, que é necessário enfrentar os problemas financeiros da SATA e é imperativo a sua profunda reestruturação.

Joaquim Bastos e Silva que falava na Assembleia Legislativa Regional, na apresentação do Programa do XIII Governo dos Açores, expôs as conclusões do processo de investigação realizado pela Direção Geral da Concorrência da Comissão Europeia e que teve início em agosto deste ano.

“Os aumentos de capital, no valor aproximado de 73 milhões de euros, realizados pelo anterior governo, de 2017 a 2020, constituem ajudas públicas ilegais porque não obtiveram aprovação prévia de Bruxelas”, afirmou o governante, realçando que “a SATA tem que devolver à Região aquele elevadíssimo montante e esta devolução tem que ser feita antes de qualquer negociação sobre a urgente reestruturação”.

Para o titular da pasta das Finanças, a SATA, que emprega 1400 pessoas, enfrenta “sérias dificuldades desde, pelo menos, 2013, com substanciais prejuízos anuais e a sua dívida, em 2019, de 464 milhões de euros, excede largamente os ativos no valor de 234 milhões de euros, estando a empresa insolvente”.

“Teria sido democraticamente essencial conhecer a decisão de Bruxelas antes das eleições de 25 de outubro, para que esta situação, decorrente de errados atos políticos e de gestão praticados no passado, tivessem sido democraticamente julgados”, sustentou Bastos e Silva.

Intervenção na íntegra do secretário regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública.

© GaCS/HO | Foto: GaCS/Miguel Machado | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s