
A Câmara Municipal da Povoação (CMP) adjudicou a aquisição de 16 mil contentores de 40 litros cada, compostos por 4 mil conjuntos, com a finalidade de serem distribuídos por todas as habitações do concelho com fornecimento de água e serviço de resíduos, num esforço de reforço da sua política de “Recolha Seletiva” de resíduos.
Com a distribuição desses conjuntos de contentores todos os munícipes ficam com as condições de procederam à separação seletiva dos seus resíduos, pois os mesmos permitem fazer uma correta separação, nomeadamente: plástico/metal; vidro; papel/cartão e orgânicos.
Esta aquisição representa um investimento municipal de 338 mil euros, candidatados a fundos comunitários. Na sequência do concurso público internacional, o contrato de fornecimento já foi assinado, aguardando-se a sua entrega por parte da empresa fornecedora, para depois os contentores serem distribuídos pelas habitações. “Com este investimento e com outros que estão previstos para os próximos tempos, na área da recolha de resíduos, o valor global ascende a 899 mil euros”, refere a CMP em nota de imprensa.
O município povoacense já vem apostando na recolha seletiva de resíduos desde 2011, iniciando-a com o vidro. Em 2014, a recolha seletiva estendeu-se aos restantes resíduos, designadamente papel/cartão e plástico/metal.
Atualmente, a recolha de resíduos no concelho da Povoação está programada do seguinte modo: na segunda-feira, o lixo indiferenciado; na terça, a recolha do vidro e sucata; na quarta, a recolha do papel/cartão para os comerciantes, escolas e outros serviços da vila da Povoação; na quinta-feira novamente a recolha do lixo indiferenciado e na sexta-feira a recolha do plástico/metal. A este método de recolha seletiva, juntou-se também a introdução da recolha dos óleos alimentares usados. Na altura, foram distribuídos estrategicamente Oleões em cada uma das seis freguesias do concelho designados para este fim.
Desde que começou o processo de recolha seletiva, a CMP e a MUSAMI têm vindo a promover um conjunto de ações de sensibilização junto das populações e estabelecimentos de ensino, com o objetivo de alertar os cidadãos para a importância da separação de resíduos, como salvaguarda dos recursos naturais para as gerações atuais e futuras.
© CMP | Foto: CMP | PE