
A Câmara Municipal de São Roque do Pico (CMSRP) foi distinguida com uma Menção Honrosa no Prémio Viver em Igualdade atribuído pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.
Os vencedores foram anunciados no início da tarde de hoje, com São Roque do Pico a ser distinguido pela primeira vez como um dos melhores locais a nível nacional para viver em igualdade no biénio 2020-2021.
O reconhecimento vem destacar o trabalho desenvolvido ao nível de boas práticas na integração da dimensão da igualdade de género, cidadania e não-discriminação, bem como na sua organização, funcionamento e diferentes atividades desenvolvidas.
Para a vice-presidente da CMSRP com o pelouro da Ação Social, “a Menção Honrosa premeia o trabalho inexcedível que temos desenvolvido ao nível da aplicação de boas práticas na integração da igualdade de género e cidadania, além de enaltecer o trabalho realizado em rede envolvendo as diferentes instituições sociais do concelho”.
Paula Catalão Ferreira adianta que, apesar do muito trabalho que já foi feito, “os desafios para continuar a promover a igualdade são diários”, admitindo que “estaremos sempre atentos às necessidades dos nossos munícipes apostando na adoção das medidas necessárias para assegurar a igualdade de género”.
A intervenção da autarquia no domínio da Igualdade de Género iniciou-se em 2015 através de uma parceria estabelecida com várias instituições do concelho e, posteriormente, com um protocolo de cooperação formalizado para promover a Integração da Perspetiva de Género nas Práticas do Município.
A candidatura de São Roque do Pico assentou num conjunto de iniciativas que visam assegurar o princípio da igualdade de género na sua missão e nos seus valores estratégicos, garantindo que no concelho todas as pessoas têm condições para tomar opções na sua vida pessoal e profissional, sem constrangimentos, e que homens e mulheres na sua participação coletiva na sociedade tenham o mesmo nível de decisão e de reconhecimento.
Além disso, a candidatura incorporou a promoção de formação, seminários e debates públicos em torno das questões de igualdade de género e cidadania; criação do Guia de Linguagem Inclusiva para aplicação de todos os serviços municipais; celebração do protocolo com a CIG e adesão à Rede de Municípios Solidários, entre outras.
A entrega da Menção Honrosa irá realizar-se a 23 de outubro, em São João da Madeira.
© CMSRP | Imagem: CIG | PE