GUALBERTO RITA CONSIDERA UMA ENORME CONQUISTA PARA O SETOR DAS PESCAS O RECONHECIMENTO DA COOPERATIVA DE PESCA AÇORIANA ENQUANTO ORGANIZAÇÃO DE PRODUTORES

A CPA — Cooperativa de Pesca Açoriana, OP, CRL, foi reconhecida enquanto Organização de Produtores (OP), feito que o presidente do Conselho de Administração, Gualberto Rita considera uma enorme conquista para o setor das pescas na Região.

O registo como OP foi iniciado no ano passado, junto da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), e a resposta foi comunicada por despacho de 25 de setembro de 2020 da Secretária de Estado das Pescas.

Uma OP é uma componente fundamental de um dos pilares da Política Comum de Pescas (PCP): a Organização Comum dos Mercados (OCM) dos produtos da pesca.

A OCM dos produtos da pesca e da aquicultura constituiu o primeiro vetor da PCP. De um modo geral, a atual OCM visa proteger os produtores e assegurar a sustentabilidade ambiental e a viabilidade económica dos mercados dos produtos da pesca e da aquicultura. Melhora e reforça os elementos essenciais da OCM, como as normas comuns de comercialização, as informações prestadas ao consumidor e as organizações de produtores, e introduz novos elementos como a informação sobre o mercado.

É através das OP que o sector procura organizar e estabilizar o mercado, orientar os produtores para uma pesca sustentável, ajudando a adequar a oferta à procura e apoiando na criação de valor acrescentado.

A CPA, para além da vertente de comercialização de pescado fresco, agora enquanto OP oferece aos seus associados serviços específicos, como é o caso da celebração de contratos de compra e venda, a elaboração de planos de produção e comercialização, assegurar a armazenagem temporária de produtos da pesca e garantir o escoamento de produção dos seus membros para os mercados nacionais e internacionais e promoção (ou colaboração em campanhas de promoção) de produtos dos seus associados.

Gualberto Rita realça ainda o empenho da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia (SRMCT) e da Direção Regional das Pescas (DRP) em todo este processo.

© FPA | Foto: FPA | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s