BOMBEIROS DA PRAIA DA VITÓRIA COM NOVA AMBULÂNCIA DE SOCORRO

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (AHBVPV) recebeu esta sexta-feira, 18 de setembro, das mãos da secretária regional da Saúde, uma ambulância de socorro destinada a reforçar o sistema de transporte terrestre de doentes e melhorar a resposta no âmbito da emergência hospitalar na ilha Terceira.

Na ocasião, Teresa Machado Luciano afirmou que, sendo esta a segunda ambulância a ser entregue nesta legislatura a esta Associação Humanitária, concretiza o “compromisso do Governo dos Açores com este Corpo de Bombeiros”, que conta agora com mais duas viaturas de socorro “essenciais para a renovação da sua frota”.

Com este programa de renovação da frota, acrescentou a governante, pretende-se “aumentar a operacionalidade e a eficiência das ações de socorro à população”, bem como “garantir melhores condições de trabalho aos bombeiros” e a “prestação de melhores cuidados de saúde em caso de acidente ou doença súbita aos Terceirenses”.

Teresa Machado Luciano salientou que os cerca de 60 operacionais do Corpo de Bombeiros da Praia da Vitória responderam, só em 2019, a 3.841 ocorrências e referiu os recentes aumentos da remuneração dos bombeiros assalariados e da comparticipação do transporte terrestre de doentes em ambulância.

O Executivo aumentou a remuneração dos bombeiros assalariados dos Açores em 13,5% este ano, garantindo ainda nova subida em 2021, afirmou Teresa Machado Luciano, destacando também o terceiro aumento consecutivo na comparticipação do transporte terrestre de doentes em ambulância, realizado em 2020, no valor de 17%, após os acréscimos de 10% operados em 2018 e 2019.

VIATURA SIV SEDIADA NA PRAIA DA VITÓRIA

O Governo dos Açores entregou a 08 de janeiro último, uma viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV) no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT), correspondente a um investimento de 90 mil euros em 3 novas viaturas. Para além da viatura entregue no HSEIT foram entregues viaturas em Ponta Delgada e na Ribeira Grande.

No dia seguinte, em nota de imprensa, a Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV), fez saber que caso a nova viatura SIV entregue na ilha Terceira, não ficasse sediada na Praia da Vitória, a autarquia avançaria a despensas próprias, em 2021, com a aquisição de uma viatura.

“Caso a Secretaria Regional da Saúde e o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores não venham a sediar a nova viatura na Praia da Vitória durante o ano de 2020, a CMPV, a bem dos praienses assumirá a aquisição de uma viatura SIV, durante o ano de 2021”, dizia Tibério Dinis, presidente da CMPV, citado no referido comunicado.

O autarca justificava tal pretensão, por entender que “a existência de uma viatura SIV na Praia da Vitória proporcionaria uma rápida e eficaz resposta às populações, traduzindo-se numa redução em cerca de 12 a 15 minutos no tempo de resposta em situações de emergência”. E complementava a sua posição, aludindo que atualmente existe uma viatura SIV sediada no concelho de Angra do Heroísmo, desse modo, a CMPV reivindica que a nova viatura fique sediada na Praia da Vitória, no sentido de promover “a melhoria da capacidade de resposta em situações de emergência pré-hospitalar”, até porque e, acrescentava, o reforço desta capacidade de resposta “deve ser encarada como uma missão primordial pelas entidades públicas”.

O Suporte Imediato de Vida visa garantir o transporte rápido de uma equipa multidisciplinar ao local onde se encontra o doente, tendo como objetivo a prestação de cuidados de saúde para a estabilização pré-hospitalar. Este serviço assegura também o acompanhamento médico durante o transporte de doentes críticos, vítimas de acidente ou doença súbita, em situações de emergência.

Tanto quanto é público, a Praia da Vitória continua sem veículo SIV sediado no concelho.

Foto: © GC-MPV | GaCS/SR/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s