CMPV ASSOCIA-SE ÀS COMEMORAÇÕES DOS 20 ANOS DE ELEVAÇÃO DA GASTRONOMIA A PATRIMÓNIO CULTURAL DE PORTUGAL PROMOVENDO A COZINHA TRADICIONAL AÇORIANA

A Câmara Municipal da Praia da Vitória, em parceria com 14 espaços de restauração do concelho, promove, de 24 de julho a 09 de agosto, a gastronomia tradicional, assinalando o 20º aniversário da elevação da gastronomia portuguesa a bem imaterial do património cultural de Portugal.

Durante estes dias, 14 espaços de restauração aderiram ao convite do município para integrarem na sua ementa especialidades tradicionais açorianas, no sentido valorizar a oferta gastronómica local. São eles: Sabores Caseiros da Li; Etis Bar; Lulu Café & Bar; Café Fórum Terceira; Sabores do Atlântico; Delícias Caseiras; Galanta’s Bar; Sabores do Chef; Tasquinha do Restaurante O Pescador; O Alambique; Casa de Pasto Bela Vista; Delman Bar & Lounge; Pastelaria da Graça e Make Me Nuts.

Carlos Armando Costa, vereador da Cultura, acredita “ser fundamental assinalar esta data pela importância que a gastronomia detém na difusão da cultura tradicional e, naturalmente, açoriana. Por este motivo, e como associada da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), entendemos que esta também é uma forma de engradecer as nossas tradições, assumindo a qualidade comprovada da nossa restauração”.

“Este ano, a Feira de Gastronomia do Atlântico, no âmbito das Festas da Praia, assinalaria, apesar das atuais circunstâncias, igualmente duas décadas de existência, algo que muito nos orgulha pela partilha de experiências que proporciona e por todo o envolvimento que detém na nossa comunidade. Por este motivo, estendemos esta iniciativa em concreto até 09 de agosto, apesar de a nível nacional as comemorações decorrerem entre 24 e 26 de julho”, referiu o responsável municipal.

As comemorações dos 20 anos da gastronomia como bem imaterial do património cultural de Portugal são uma iniciativa da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), da qual o município é um dos associados, e da Associação das Rotas do Vinho de Portugal (ARVP).

Para estas entidades, a gastronomia e o vinho constituem já um dos mais importantes produtos da oferta turística nacional e a harmonização entre os dois é uma das experiências mais apaixonantes do enoturismo.

A nível nacional, a 24 de julho está prevista uma videoconferência com o tema “20 Anos de Gastronomia Património Cultural de Portugal – O Produtos Gastronomia/Vinho”, altura em que a AMPV fará a apresentação do livro digital ‘Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal’.

No dia 25 de julho está previsto o lançamento (em formato digital) de um conjunto de propostas de harmonização de gastronomia e vinhos da autoria dos municípios que integram a Associação de Municípios Portugueses do Vinho. A proposta do Município da Praia da Vitória liga a alcatra ao vinho verdelho dos Biscoitos.

A 26 de julho, dia do 20º Aniversário da “Gastronomia Património Cultural de Portugal”, com transmissão digital, promover-se-á uma mostra gastronómica/vínica na Casa do Campino em Santarém, em colaboração com o Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, durante a qual será prestada homenagem aos integrantes da Comissão Nacional de Gastronomia e Grupo de Trabalho, criados há 20 anos.

Imagem: GC-MPV | CG-MPV/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s