CULTURAÇORES – REVISTA DE CULTURA N.º 11 CELEBRA O MAESTRO FRANCISCO DE LACERDA

A Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura (DRC), acaba de publicar a mais recente edição da CulturAçores – Revista de Cultura, que assinala o 150.º aniversário do nascimento do maestro açoriano Francisco de Lacerda.

Este projeto editorial da DRC enaltece, nesta 11.ª edição, a maestria do músico natural da ilha de São Jorge que percorreu os principais palcos internacionais ao lado dos maiores artistas do seu tempo, redescobrindo, assim, esta figura maior da cultura insular.

Reflexo das iniciativas dinamizadas pela tutela açoriana da Cultura, a publicação dá igualmente a conhecer a Casa do Tempo, nova estrutura física do Ecomuseu do Corvo que investe na valorização do património local com intervenção comunitária na mais pequena parcela de território português.

Outra chamada de capa da CulturAçores – Revista de Cultura n.º 11 está na disponibilização online, no portal da DRC, em http://www.culturacores.azores.gov.pt, de um importante espólio sonoro relativo às tradições etnográficas e etnológicas dos Açores, recolhido há meio século pela investigadora norte-americana Joanne Purcell.

A data foi assinalada pela DRC com a criação de uma base de dados que conserva e abre à investigação a riqueza da oralidade e da identidade das ilhas.

Ao nível das edições, a Revista aborda a nova obra sobre Natália Correia, ‘Um Compromisso com a Humanidade. Ensaio sobre a Obra Édita e Inédita’, que traz à estampa manuscritos originais da incontornável escritora e poetisa açoriana, refletindo sobre a sua intransigente defesa dos direitos cívicos, culturais e patrimoniais.

Outros conteúdos preenchem as páginas da CulturAçores – Revista de Cultura que, desde o seu lançamento em 2014, promove e divulga os projetos, as atividades e os eventos culturais de iniciativa, com apoio ou ligação aos Açores e, em particular, desenvolvidos pelos vários serviços sob tutela desta Direção Regional.

De carácter semestral, e editada em formato impresso e digital, a CulturAçores – Revista de Cultura está disponível para compra ou subscrição através do portal Cultura Açores, em www.culturacores.azores.gov.pt, e aposta numa campanha de divulgação que chega a cerca de 800 entidades culturais.

Imagem: © GaCS/DRC | GaCS/DRC/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s