SÃO ROQUE DO PICO: TRABALHOS DE CARATERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS RECOLHIDOS

A Associação de Municípios da Ilha do Pico está a proceder à campanha de caracterização dos diferentes tipos de resíduos urbanos recolhidos nas cinco freguesias do concelho de São Roque do Pico.

O processo iniciou-se segunda-feira com a caraterização de resíduos indiferenciados e vai prosseguir até à próxima sexta-feira com uma nova avaliação de indiferenciados e, separadamente, dos resíduos reciclados: vidro, papel/cartão e plástico.

Este trabalho, que é realizado duas vezes por ano, permite identificar quais os resíduos predominantes no concelho e se os munícipes estão ou não a proceder à correta separação.

Ao mesmo tempo, a partir desta avaliação, que será posteriormente remetida à Direção Regional do Ambiente, é possível definir o caminho a seguir para melhorar o sistema de recolha, estabelecendo o melhor planeamento ao nível da distribuição dos contentores.

A caracterização em curso permite igualmente perceber se há ou não contaminação no processo de deposição nos resíduos recicláveis (vidro, plástico e papelão), ou seja, se o munícipe deposita os resíduos no contentor correto. Esta avaliação possibilita delinear a estratégia de comunicação junto do munícipe, determinando se é necessário avançar com campanhas de sensibilização sobre a correta separação dos resíduos.

Com os resultados obtidos é possível estimar, com maior rigor, o tempo de vida útil do aterro sanitário e com isto definir atempadamente novas estratégias e tecnologias de eliminação das componentes dos resíduos sólidos urbanos produzidos na ilha que não são passíveis de ser reciclados ou valorizados.

REQUALIFICAÇÃO DE PASSEIOS E MUROS NA AVENIDA ANTÓNIO SIMAS DA COSTA

A Câmara de São Roque do Pico iniciou ontem a requalificação da Avenida António Simas da Costa. Os trabalhos vão permitir, numa primeira fase, a recuperação de muros limitadores dos terrenos, alguns do quais danificados com a retirada de plátanos do local, bem como a requalificação do passeio no lado direito daquela estrada.

A intervenção incluirá ainda a colocação de tubagens que futuramente podem ser utilizadas para a instalação da rede de água, de energia elétrica e de comunicações.

Fotos: © CMSRP | CMSRP/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s