REABILITAÇÃO DO PAVIMENTO DA ROTUNDA DO AEROPORTO DAS LAJES DEVERÁ ESTAR CONCLUÍDA DAQUI A UM MÊS

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas considerou essencial que o Governo dos Açores continue a dar o exemplo, “demonstrando que está empenhado em novos projetos rodoviários, mesmo que sejam de uma monta mais pequena, sem nunca esquecer que uma estrada não fica concluída no dia da inauguração, pois requer que cuidemos da sua conservação”.

Ana Cunha, que falava terça-feira, na Aerogare Civil das Lajes, na Terceira, na assinatura do auto de consignação da empreitada de reabilitação do pavimento na Rotunda do Aeroporto, adiantou que, neste caso, assinala-se “mais um início de uma obra importante, de conservação e manutenção das infraestruturas que já existem e que necessitam de melhoramento e de reordenamento”.

Esta empreitada “permite a reabilitação do pavimento da Rotunda do Aeroporto, principal porta de entrada da ilha Terceira, daí também assinalarmos a sua importância, dotando esta zona de condições de conforto e segurança”, referiu a Secretária Regional, acrescentando que este “é um investimento de cerca de 65 mil euros, que tem um prazo de execução relativamente curto, de 30 dias”.

“Daqui a um mês vamos devolver este espaço”, disse a titular da pasta das Obras Públicas, acrescentando que o Governo dos Açores continuará a trabalhar “com as diferentes instituições, empresas e população, ouvindo e materializando também outros projetos desta dimensão, mais pequenos, em toda a ilha, como fazemos em toda a Região”.

“Nem só de estradas vivemos nós. Temos também estas pequenas obras, que significam bastante, sobretudo numa zona que serve de entrada” na Terceira, frisou.

Com esta empreitadas serão intervencionados cerca de 240 metros, através da substituição integral do pavimento das faixas de circulação e instalada sinalização horizontal e vertical.

No âmbito da visita do Governo à Terceira, Ana Cunha este também presente na apresentação do projeto da empreitada de alargamento e melhoramento da drenagem na Estrada Regional n.º 1-1.ª, nas Quatro Ribeiras.

Com esta empreitada serão criadas condições de encaminhamento das águas pluviais, através de órgãos de drenagem superficiais e infra-via, até à linha de água mais próxima, a cerca de 75 metros, melhorando significativamente as condições de segurança e de conforto nesta zona.

Para Ana Cunha, a obra, a realizar em 90 dias e que representa um investimento superior a 132 mil euros, fará com que “o centro da freguesia fique dotado de maior capacidade de escoamento e drenagem de águas pluviais, ao mesmo tempo que terá novo pavimento das faixas de circulação e respetivos passeios, entre outras intervenções que iremos realizar durante esta empreitada”.

A Secretária Regional visitou ainda os trabalhos de remodelação do Miradouro do Pico Celeiro, na encosta da Serra do Cume, com vista para a cidade da Praia da Vitória e para o aeroporto.

Com esta intervenção, orçada em cerca de 20 mil euros, o miradouro será dotado de um muro que delimita o acesso à plataforma, sendo colocada a plataforma do miradouro a uma cota constante e que permite o acesso a pessoas de mobilidade reduzida e ainda uma pequena escadaria.

O estacionamento, contiguo à via, terá dois lugares para veículos ligeiros e um para autocarros.

As intervenções a decorrer na Vila Nova e nas Fontinhas mereceram também a visita da titular da pasta das Obras Públicas para se inteirar do andamento dos trabalhos.

Na Vila Nova está a ser reconstruído um muro de contenção na Canada do Boqueirão, num investimento de mais de 18 mil euros, com um prazo de execução de 30 dias, enquanto nas Fontinhas procede-se à construção de um muro de contenção do ramal da Estrada Regional n.º 4 – 2.ª, num investimento superior a 12 mil euros.

As duas intervenções consistem na reposição de muros de suporte à estrada regional, afetados pelas chuvas intensas.

Fotos: © GaCS/SRTOP | GaCS/HB/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s