JORNADAS AUTÁRQUICAS DA PRAIA DA VITÓRIA: GRUPO DE TRABALHO VISITA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA

No périplo que o Grupo de Trabalho responsável pela organização das Jornadas Autárquicas da Praia da Vitória anda a fazer por instituições, empresas e entidades públicas do concelho, na passada segunda-feira, esteve no Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória (SCMPV), onde reuniu com Francisco Jorge Ferreira, provedor daquela que é a instituição mais antiga e benemérita do concelho praiense.

Nesse encontro, o grupo tomou conhecimento do trabalho desenvolvido pela instituição nas suas múltiplas vertentes: apoio social, juventude, educação, saúde, turismo e cultura.

“São várias as valências que dão suporte à intervenção social da Instituição. Destacamos as valências educativas como creches, ATL’s e jardins-de-infância; as valências de acolhimento como a “Casa Abrigo” cujo objetivo é acolher mulheres adultas vítimas de violência doméstica com ou sem filhos menores, e o Centro de Acolhimento ‘Domus Spei’ destinado a indivíduos do sexo masculino, desempregados de longa duração ou em outras situações de risco social. Ainda nas valências de acolhimento a Santa Casa contempla a valência ‘Tueri’ cujas quatro unidades residenciais dão suporte à proteção institucional de crianças e jovens, de ambos os sexos”, referiu Rui Castro, elemento do grupo de trabalho e também vereador sem pelouro na Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Para além de todas estas intervenções a SCMPV estende a sua ação a áreas como a prevenção, a economia solidária e atividades comerciais orientadas para a sustentabilidade dos projetos sociais, com incidência para a parceria com a Clínica Médica da Praia da Vitória e as Farmácias da Misericórdia, localizadas nas freguesias de Santa Cruz e Biscoitos.

Dados apresentados pela Mesa Administrativa da instituição, revelam que a SCMPV conta com 138 colaboradores que asseguram diariamente a prestação de serviços a cerca de 340 utentes. Estimativas da mesma Mesa Administrativa calculam em 59 milhões de euros, o contributo da instituição para a economia da ilha, ao longo da última década. Para o grupo de trabalho, estes números são “um contributo social e económico inestimável para o desenvolvimento da Praia da Vitória”.

Ainda no decurso da reunião, Francisco Jorge Ferreira, colocou o grupo de trabalho a par dos novos projetos em perspetiva ou em fase de execução, tais como a restruturação e ampliação da farmácia em Santa Cruz, a otimização da oferta nos cuidados de saúde em parceria com a Clínica Médica e a concretização do Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil da Praia da Vitória”. São, concluiu Rui Castro no final da reunião, “projetos estruturantes para o desenvolvimento social da Praia da Vitória”.

As Jornadas Autárquicas da Praia da Vitória são uma iniciativa do projeto autárquico do Partido Socialista do concelho da Praia da Vitória, e terão lugar no próximo dia 04 de abril, na Sociedade Recreio Lajense, na vila das Lajes.

GTRPOJ/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s