DIRETOR REGIONAL DESTACA QUALIDADE DOS TRABALHOS DA FASE REGIONAL DO PARLAMENTO DOS JOVENS

A fase regional do Parlamento dos Jovens decorreu ao longo de dois dias na Assembleia Legislativa, na cidade da Horta. Cerca de uma centena de jovens das 9 ilhas debateram o tema da violência doméstica e no namoro e elegeram os representantes dos Açores à fase nacional a decorrer em maio na Assembleia da República.


O diretor regional da Juventude felicitou hoje os vencedores do Parlamento dos Jovens, salientando a “qualidade das prestações demonstradas” durante os dois dias de trabalhos, que decorreram na Assembleia Legislativa, na Horta.

“Ao longo destes dois dias, cerca de uma centena e meia de jovens Açorianos de todas as ilhas debateram o tema da violência doméstica e no namoro, apontando soluções e alertando para este problema da nossa sociedade, o que considero muito positivo”, frisou Lúcio Rodrigues.

O diretor regional sublinhou o “trabalho empreendido por estes jovens”, lembrando “todos aqueles que participaram na fase escolar e que, infelizmente, não conseguiram estar presentes nesta fase regional”.

Para Lúcio Rodrigues, os jovens Açorianos agora apurados para a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, que terá lugar a 4 e 5 de maio, na Assembleia da República, vão “seguramente, orgulhar os Açores”.

A representação dos Açores na sessão do ensino básico na Assembleia da República caberá aos jovens ‘deputados’ Gonçalo Matos e António Alves, da Escola Secundária Vitorino Nemésio, Carlota Fisher e Matilde Caria, da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, Matilde Massa e Ana Bessa, da Escola Secundária Domingos Rebelo, e Amanda Emílio e José Mendonça, da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira.

Como porta-voz da delegação regional do ensino básico foi eleito Gonçalo Matos, da Escola Secundária Vitorino Nemésio.

Na sessão relativa ao ensino secundário, foram eleitos os ‘deputados’ Frederica Pacheco e Francisco Teixeira, da Escola Secundária Antero de Quental, Ivo Moreno e Pedro Rosário, da Escola Secundária Vitorino Nemésio, Madalena Ourique e Leonardo Costa, da Escola Secundária Cardeal Costa Nunes, e Tânia Sacramento e Bruna Garcia, da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira.

A porta-voz na sessão do ensino secundário será Frederica Pacheco, aluna da Escola Secundária Antero de Quental.

O tema selecionado e que será proposto como tema a debater no próximo Parlamento dos jovens, quer no ensino básico, quer no secundário, foi o “Sistema Educativo Português”.

Paralelamente decorreu ainda, na Horta, a sessão do concurso Euroscola, este ano subordinada ao tema ‘Valores Europeus – também são os teus’, tendo como vencedoras as alunas Carolina Porto e Eva Rodrigues, do Colégio do Castanheiro, em Ponta Delgada.

Estas duas jovens vão representar os Açores na Sessão Nacional, em maio, com a possibilidade de poderem vir a representar a Região na Sessão Europeia, no Parlamento Europeu.

“Após dois dias de intenso trabalho, antecedido pelo trabalho destes jovens na fase escolar do Parlamento dos Jovens, saímos revigorados, com o sentimento do dever cumprido, mas também com a certeza de que ajudámos a despertar consciências e a aumentar o envolvimento cívico dos nossos jovens, um dos nossos principais objetivos estratégicos para esta legislatura”, afirmou o Diretor Regional da Juventude.

GaCS/TM/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s