ZONA BALNEAR DOS BISCOITOS GALARDOADA COMO “PRAIA + ACESSÍVEL” 2019

Galardão atribuído pela 1.ª vez a uma zona balnear açoriana

A zona balnear dos Biscoitos, no concelho da Praia da Vitoria, foi distinguida como um dos locais com melhores condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, vencendo o 2º lugar no âmbito do programa “Praia Acessível – Praia para Todos!”. Desde que este concurso foi criado, em 2009, esta foi a primeira vez que uma zona balnear açoriana foi galardoada.

No que concerne aos critérios de seleção, estes estão relacionados com a qualidade da oferta de serviços e bem-estar prestados junto de pessoas com mobilidade reduzida durante a passada época balnear, bem como a correta e ampla divulgação a nível local desta vertente de apoio.

Segunda Raquel Borges, vereadora responsável pela gestão das zonas balneares, “o Município da Praia da Vitória encontra-se extremamente orgulhoso com a atribuição deste galardão, sendo naturalmente o reconhecimento do desempenho prestado pela Autarquia, Juntas de Freguesia, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários e a Associação Bandeira Azul da Europa, no reforço da qualidade de vida de quem usufrui das zonas balneares do Concelho”.

“A união de esforços em prol das acessibilidades nestes locais é uma das bandeiras da Câmara Municipal, pelo que é fulcral corresponder às necessidades dos nossos concidadãos, concretamente ao nível da criação de infraestruturas específicas, como acesso pedonal apropriado, estacionamento ordenado, passadeiras nos areais, sanitários adaptados, nadadores salvadores e cadeiras anfíbias. Este é um trabalho contínuo e muito gratificante”, destacou a autarca.

Os prémios atribuídos, no âmbito desta distinção, envolvem a entrega de equipamentos destinados a reforçar as condições das praias vencedoras.

A entrega dos prémios Praia + Acessível 2019 aos municípios vencedores decorrerá no próximo ano, em data e local a anunciar oportunamente.

O concelho da Praia da Vitória foi, em 2019, o Concelho dos Açores com mais zonas balneares distinguidas com a Bandeira Azul da Europa. Além da praia da Riviera, Praia Grande e Prainha, a Marina da Praia da Vitória, e as zonas balneares do Porto Martins, das Escaleiras (na Vila Nova), dos Biscoitos e das Quatro Ribeiras também ostentaram este galardão. Destes locais, quatro estão classificados também como praias acessíveis: são eles o Porto Martins, Biscoitos, Praia Grande e a praia da Riviera.

Este conjunto de distinções reconhece o trabalho desenvolvido ao nível da gestão ambiental, segurança dos banhistas, qualidade da água e diversificação dos serviços prestados nestas zonas, tendo por base a responsabilidade social e o envolvimento comunitário, um trabalho que a Autarquia praiense, juntamente com as entidades parceiras, tem vindo a realizar na melhoria constante das zonas balneares do Concelho da Praia da Vitória.

GC-MPV/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s