
A secretária regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, destacou o desenvolvimento de projetos pedagógicos como o ensino bilingue em inglês, o ensino artístico no 1.º ciclo e o pensamento computacional, no arranque do ano letivo 2026/2027, na Escola Básica e Secundária de Velas, em São Jorge.
Sofia Ribeiro salientou a importância de os agentes educativos intervirem “dinamicamente” na “construção de respostas educativas diferenciadas”, durante a cerimónia de arranque do ano letivo 2026/2027, realizada na Escola Básica e Secundária de Velas.
Segundo nota de imprensa divulgada hoje, quinta-feira, pela Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto, a governante defendeu uma abordagem que permita que os projetos educativos partam das próprias escolas.
“Ao invés de termos políticas do topo para a base, criamos condições para que seja a base a arrancar com estes projetos. Essa é a chave do sucesso”, afirmou.
Entre os exemplos apontados esteve o lançamento do ensino artístico no 1.º ciclo do ensino básico e do ensino bilingue em inglês, iniciativas que, segundo Sofia Ribeiro, constituem “um exemplo da metodologia” adotada pelo Governo dos Açores.
“A EBS de Velas agarrou esta oportunidade e é um referencial na Região que deve ser assinalado, promovendo estas boas-práticas”, frisou a secretária regional.
Sofia Ribeiro destacou igualmente o projeto de pensamento computacional, considerado pioneiro na Região e de adesão voluntária, que foi dinamizado em todas as escolas e arranca este ano, pela primeira vez, no 5.º ano de escolaridade.
Para a governante, trata-se de uma área de referência que passou também a ser avaliada pelas provas PISA.
Na sessão, a secretária regional destacou ainda a melhoria dos resultados dos alunos açorianos nas provas PISA em Leitura, Matemática e Ciências, contrariando, segundo a governante, a tendência de descida registada a nível nacional e nos países da OCDE.
A cerimónia incluiu também a inauguração de uma sala equipada com material informático e de robótica, correspondente a um projeto vencedor do Orçamento Participativo dos Açores.
O projeto contou com um financiamento de 56 mil euros.
© GRA | Foto: SRECD | PE
