AÇORES TESTAM TELEMONITORIZAÇÃO NAS UNIDADES BÁSICAS DE URGÊNCIA

A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, acompanhou, na manhã de quinta-feira, um teste operacional ao sistema de telemonitorização das Salas de Emergência das Unidades Básicas de Urgência (UBU), numa iniciativa que pretende reforçar a capacidade de resposta do Serviço Regional de Saúde através da utilização de novas tecnologias. A informação foi divulgada numa nota de imprensa da Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social.

A governante esteve acompanhada pelo Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, numa ação destinada a consolidar os procedimentos de comunicação e articulação entre as equipas clínicas das Unidades Básicas de Urgência e o Médico Regulador do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

Segundo a nota de imprensa, o exercício simulou uma situação de emergência envolvendo um doente politraumatizado, permitindo testar todo o circuito operacional, desde a admissão e avaliação inicial do doente na Unidade Básica de Urgência da Unidade de Saúde de Ilha das Flores até à ativação do Médico Regulador, à realização da videoconferência e à gestão clínica partilhada do caso.

Durante a simulação foram avaliados diversos procedimentos considerados essenciais, nomeadamente a ativação do Médico Regulador, o estabelecimento da ligação por videoconferência, a transmissão estruturada da informação clínica, o apoio diferenciado em tempo real, a eventual necessidade de evacuação do doente e o registo das decisões clínicas e dos respetivos tempos de resposta.

No âmbito da implementação deste projeto, o Governo dos Açores adquiriu mais de 30 tablets e replicadores de sinal Wi-Fi, equipamentos que irão dotar as Salas de Emergência das Unidades Básicas de Urgência dos meios tecnológicos necessários para assegurar a comunicação em tempo real com o Médico Regulador.

A nota de imprensa refere ainda que o investimento na área da telemedicina no Serviço Regional de Saúde ascende a cerca de 100 mil euros, sendo financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Paralelamente ao reforço tecnológico, a tutela da Saúde prossegue a aposta na qualificação dos profissionais que asseguram a resposta nas Unidades Básicas de Urgência. Para 2026 estão previstos mais oito cursos de Suporte Avançado de Vida (SAV), estimando-se que, até ao final do ano, 235 profissionais tenham recebido esta formação especializada.

Citada na nota de imprensa, Mónica Seidi afirmou que “este projeto representa mais um passo na implementação de soluções inovadoras que reforçam a capacidade de resposta do Serviço Regional de Saúde, garantindo que os profissionais das Unidades Básicas de Urgência dispõem de apoio diferenciado em tempo real sempre que a situação clínica o justifique”.

A secretária regional acrescentou que “a telemonitorização permitirá aproximar especialistas e equipas clínicas, independentemente da ilha onde se encontrem, contribuindo para decisões mais rápidas, maior segurança clínica e melhores cuidados prestados à população”.

Segundo a Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, esta iniciativa integra a estratégia de modernização do Serviço Regional de Saúde, reforçando a utilização de soluções digitais para melhorar a resposta clínica, reduzir os tempos de decisão e aumentar a qualidade dos cuidados prestados aos utentes em todas as ilhas do arquipélago.

© GRA | Foto: SRSSS | PE