
A empreitada de reabilitação de 92 habitações no Bairro Nascer do Sol, na Praia da Vitória, já permitiu concluir 48 moradias e deverá estar integralmente finalizada dentro do prazo definido pela Comissão Europeia. A informação foi divulgada na segunda-feira pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, em nota de imprensa.
A Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, assinalou na segunda-feira a receção parcial da empreitada de reabilitação de 92 habitações no Bairro Nascer do Sol, no concelho da Praia da Vitória, com uma visita para acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos. A informação foi divulgada em nota de imprensa pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego.
Segundo a governante, 48 das 92 habitações unifamiliares já se encontram reabilitadas, estando as restantes 44, correspondentes à terceira e quarta fases da empreitada, em fase de conclusão.
A intervenção representa um investimento de 11 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e, de acordo com Maria João Carreiro, reúne condições para ficar concluída dentro do prazo estabelecido pela Comissão Europeia.
A responsável destacou o “sentido de compromisso” demonstrado pelos empreiteiros, enaltecendo a “boa execução” da obra e o cumprimento dos prazos previstos.
Maria João Carreiro sublinhou ainda a importância deste investimento para reforçar a oferta habitacional no concelho da Praia da Vitória e na ilha Terceira. A governante referiu que, também na segunda-feira, decorreu o sorteio para a atribuição das moradias, na sequência do concurso público promovido pela Direção Regional da Habitação, que esteve aberto entre 15 de abril e 8 de maio deste ano.
Citada na nota de imprensa, a secretária regional afirmou que “estas habitações estavam devolutas e votadas ao abandono, desde que foram entregues pelos Estados Unidos da América, porque as anteriores governações do PS/Açores nada fizeram para as reabilitar e entregar às famílias, adiando, assim, por inação, as condições para que os jovens e as famílias se possam fixar, prosperar e reforçar a sua segurança e estabilidade”.
As 92 habitações em reabilitação distribuem-se por 19 moradias de tipologia T3 e 73 de tipologia T4. Os imóveis serão atribuídos em regime de arrendamento com opção de compra, destinando-se a habitação própria permanente dos candidatos e respetivos agregados familiares.
De acordo com a Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, os arrendatários poderão exercer a opção de compra após um ano da assinatura do contrato de arrendamento com a Região Autónoma dos Açores.
© GRA | Foto: SRJHE | PE
