GOVERNO REGIONAL CONCEDE TOLERÂNCIA DE PONTO NA “SEGUNDA-FEIRA DE SÃO CARLOS” EM ANGRA DO HEROÍSMO

O Executivo açoriano formalizou esta segunda-feira, em Jornal Oficial, a decisão de conceder tolerância de ponto no próximo dia 28 de setembro, data em que se assinala a “Segunda-feira de São Carlos”, no concelho de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

De acordo com o despacho assinado pelo presidente do Governo Regional de coligação PSD/CDS-PP/PPM, José Manuel Bolieiro, a medida aplica-se aos trabalhadores da Administração Pública Regional cujos serviços estejam sediados no concelho, “à semelhança de anos anteriores”.

A iniciativa enquadra-se no reconhecimento da importância cultural e religiosa da festa, que marca o encerramento das celebrações promovidas pelo Império do Espírito Santo de São Carlos, na freguesia de São Pedro. Segundo o despacho, trata-se de um evento que “beneficia de uma forte adesão e participação por parte dos residentes na ilha Terceira”.

O documento salvaguarda, no entanto, que ficam excluídos da dispensa os serviços e organismos que, “por razões de interesse público, devam manter-se em funcionamento”. Nestes casos, cabe ao dirigente máximo assegurar a posterior compensação da dispensa, em data a definir.

As Festas de São Carlos, na freguesia de São Pedro, no concelho de Angra do Heroísmo, constitui um dos momentos mais emblemáticos do calendário festivo da Terceira, reforçando, de acordo com o despacho, a valorização das tradições culturais próprias de cada uma das ilhas do arquipélago.

© PE