
A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, esteve presente no encerramento do primeiro dos eventos do projeto Jogos Desportivos Escolares, do ano letivo 2022/2023.
Na fase regional da competição do Ensino Secundário participaram sete comitivas de futsal feminino e de futsal masculino da Escola Secundária Manuel de Arriaga, Escola Secundária da Lagoa, Escola Secundária das Laranjeiras, Escola Secundária Vitorino Nemésio, Escola Básica e Secundária da Madalena e Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico.
O evento foi dedicado à modalidade de futsal para o ensino secundário e aconteceu na Escola Secundária Manuel de Arriaga, na cidade da Horta, sob o lema “move-te pela inclusão”.
“A nossa base de captação é o universo dos alunos de cada escola e isso implica dois focos, que se desejam e são compatíveis entre si: que para cada um a meta, alcançável e alcançada, seja fruto de esforço e melhoria; e que a congregação de esforços resulte numa força representativa do potencial coletivo da escola”, frisou.
A Secretária Regional lembrou durante a sua intervenção que, para além dos Jogos Desportivos Escolares, já se realizaram as fases finais do Corta-Mato e dos Megas Escolares.
“Estas são as atuais três âncoras do Desporto Escolar Açores, alicerçadas nas Atividades Desportivas Escolares e noutras iniciativas da responsabilidade de cada uma das escolas da Região Autónoma dos Açores”, referiu a governante.
“É devido ao apoio e suporte das estruturas e órgãos das escolas e da adesão dos alunos que se consegue a concretização de todas as dinâmicas de promoção da atividade física desportiva, de fundamental importância no âmbito do desenvolvimento integral que se pretende para todos”, frisou.
Paralelo às atividades desportivas decorreu um concurso para o logotipo para os jogos desportivos, que segundo a governante, realçaram e motivaram “a interdisciplinaridade do projeto”.
© GRA | Foto: SREAC | PE