
A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Ponta Delgada e da Equipa de Patrulhamento e Intervenção Marítima do Destacamento Territorial de Ponta Delgada, apreendeu, no dia 25 de abril, na ilha de São Miguel, 74 quilos de lapas capturadas indevidamente, foi esta quarta-feira revelado.
Em comunicado, o Comando Territorial da GNR dos Açores informa que, no seguimento de várias ações de patrulhamento à orla costeira, no âmbito da prevenção e fiscalização do exercício da pesca lúdica, os militares da Guarda abordaram e identificaram sete homens com idades compreendidas entre os 29 e os 57 anos, os quais estavam na posse de 74 quilos de moluscos gastrópodes “Patella candei gomesii Drouet” vulgarmente conhecidas como lapa-mansa.
No mesmo comunicado, a GNR revela que a captura foi efetuada através de “mergulho por apneia”, popularmente designada “apanha por mergulho”. No decorrer da ação, informa ainda o comunicado da GNR, “foram apreendidas todas as espécies, uma vez que se encontram em período de defeso e por conseguinte, é proibida a sua apanha/captura, no período compreendido entre 1 de outubro e 31 de maio”.
“Os moluscos apreendidos foram devolvidos ao seu habitat natural e elaborados os respetivos autos de contraordenação”, lê-se ainda no comunicado.
Por fim, o comunicado da GNR relembra “que o respeito pelos períodos de defeso é uma medida de gestão sustentável, a qual tem o intuito de melhorar a rentabilidade potencial do recurso”.
© CT-GNR-A | Foto: CT-GNR-A | PE