MEMÓRIAS! DO TEMPO DE CRIANÇA…

Atingindo uma determinada idade, como é o meu caso… passamos a viver mais de memórias do que própriamente de planos ou de objetivos para o futuro que começa a ser muito incerto, nomeadamente no tempo que nos resta!

Os filhos estão criados e fazendo a sua vida, os netos/as no liceu ou a caminho da universidade, e aí, somos capazes de sonhar por alguns momentos, em podermos ainda vê-los encaminhados e preparados para o futuro! De resto, quem no seu dia a dia, não regride no tempo e se põe a pensar nas brincadeiras de criança, já não partilhadas pelos filhos e muito menos pelos netos/as?

Há dias, aceitando o desafio de uma amiga, para partilharmos com nossos amigos e amigas, algumas maneiras como se brincava no nosso tempo de criança, recordei aquela que era talvez, pelo facto de ter nascido numa família de agricultores, uma das mais usadas com as crianças com quem brincava, para além dos berlindes, como bem se recordam os da minha idade.

Era portanto a construção dos cerrados tapados com pedrinhas, imitando os que estavam ao lado cercando o gado do modo real…

As vacas ou bois, eram feitos de socos de milho, os galhos dos palitos se os havia… ou então de fininhos pauzinhos que encontrávamos à nossa volta.

Para os que tinham mais algumas posses, compravam-se as gaiolas dos toiros, feitas pelos presos da cadeia, onde hoje funcionam algumas valências da Camara Municipal da praia da Vitória.  Formavam-se então algumas ganadarias de gado bravo, com nomes existentes na época, não fôssemos nós herdeiros de uma tradição centenária e enraizada nas crianças desta Ilha Terceira de Jesus Cristo!

Até me lembro das trocas que se faziam com os toiros mais aprumados, ou com os berlindes de várias cores e feitios.

Muitas outras brincadeiras se faziam, mas sempre de dia… porque ao bater das trindades era hora de recolher e deitar cedo, porque o petróleo era caro e o dinheiro muito pouco em cada casa desse tempo, já longínquo, mas de eterna saudade de quem o viveu!

Fernando Mendonça

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s