
As Festas da Praia 2022 custaram 461 mil euros, um valor inferior em 24 por cento ao contabilizado na edição de 2019 (a última antes da pandemia covid-19), revelou esta quarta-feira, dia 19 de outubro, a presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV).
Vânia Ferreira entregou na tarde desta quarta-feira, na reunião camarária, aos vereadores do PS, tal como estes haviam solicitado na última reunião, o dossiê com as contas da edição de 2022.
Citada em nota da autarquia, a presidente revelou ainda que, se for somada a dívida que transitou de 2018 para 2019, então a redução da despesa comparativamente a 2022, ascende a mais de 50 por cento.
“Tal como referido publicamente, através de uma gestão rigorosa e cuidada por parte da Cooperativa Praia Cultural, foi possível reduzir substancialmente a despesa com as Festas, e isso sem reduzir o número de dias ou eventos, ou a qualidade do certame, conforme comprovado por todos durante todas as festividades. Isto demonstra ainda que a gestão pública cuidada não significa desinvestimento, muito pelo contrário”, sublinhou Vânia Ferreira.
“Através do esforço dos funcionários do Grupo Municipal, através da definição clara dos objetivos e das ações e do cumprimento rigoroso dos gastos e das receitas, foram possíveis estes resultados, o que demonstra que podemos fazer as nossas maiores festas gastando o estritamente necessário, sem deixar despesas por pagar”, enfatizou a presidente da CMPV.
Segundo a autarca, as Festas da Praia de 2022 custaram 461 mil euros, enquanto a despesa da edição de 2019 ascendeu a 575 mil euros.
“E, nesse ano, existia uma divida de 206 mil euros, que transitava da realização das Festas de 2018, o que perfaz quase 780 mil euros”, explica Vânia Ferreira.
A edil praiense adianta ainda que em 2022, só não foi possível cumprir integralmente o orçamento previsto de 444 mil euros (foram gastos mais 16 mil euros) devido aos custos com as reprogramações decorrentes do mau tempo verificado.
No dossiê entregue aos vereadores do PS constam, além do relatório de contas, os contratos e protocolos realizados pela Cooperativa Praia Cultural, nomeadamente para aquisições de serviços e alugueres da Feira de Gastronomia, contratação de animação e espetáculos musicais, contratação de serviços de limpeza, realização de touradas à corda e de praça e contratação de serviços de vigilância.
© GC-MPV | PE