FESTAS DA PRAIA 2022: VEREADORES DO PS ACUSAM EXECUTIVO MUNICIPAL DE FALTA DE TRANSPARÊNCIA

Os vereadores da Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV) eleitos pelo Partido Socialista acusaram esta sexta-feira, o executivo municipal de falta de transparência pelo mesmo se ter recusado a entregar, na última reunião camarária, o dossier com as contas das Festas da Praia 2022.

Segundo uma publicação divulgada na rede social Facebook e hoje consultada pelo Praia Expresso, a presidente da autarquia praiense terá dito, que se os vereadores socialistas estiverem interessados em consultar o referido dossier deverão “marcar uma hora e ir à Câmara Municipal” proceder à respetiva consulta.

Para o vereador Berto Messias, citado na referida publicação, foi “com grande perplexidade que ouvimos esta recusa”, até porque, na última reunião da Assembleia Municipal, a 30 de setembro, nos Biscoitos, a presidente da edilidade disse aos deputados municipais que tinha “um dossier com as contas das Festas 2022 e que quem quiser pode consultar em nome da transparência”.

Segundo Berto Messias, a solicitação de uma cópia do referido dossier, destina-se “analisar as contas anunciadas na Assembleia Municipal”, já que “há um conjunto de números e de resultados anunciados que levantam muitas dúvidas em alguns sectores das Festas e que pela experiência e conhecimento que temos, nos levam a questionar o que foi orçamentado e o que foi executado”.

Perante esta recusa, Berto Messias diz tratar-se, em primeiro lugar, “de uma postura arrogante e de um desrespeito inaceitável pelos partidos políticos da oposição e pelos Vereadores eleitos que têm todo o direito de aceder à informação sobre a gestão do dinheiro público investido nas Festas da Praia”. Em segundo lugar, acusa, “verifica-se que a transparência apregoada pela Sra. Presidente não passa de retórica vazia”. E em terceiro lugar, acusa, “esta recusa levanta a questão se há alguma coisa a esconder nestas contas que faça com que não nos deixem ter os documentos e analisá-los com a calma e atenção necessárias”.

“Trata-se de questões legitimas que certamente todos querem saber e perceber e, por isso, não percebemos o que a Sra. Presidente de Câmara tem a esconder sobre este assunto”, lê-se por último na publicação dos vereadores socialistas na CMPV.

© PE | Foto: DR