VIOLA DA TERRA NO PARQUE ATLÂNTICO A 8 E 9 DE OUTUBRO

“Cultura no Centro” é uma iniciativa da “SonaeSierra” que tem levado acividades culturais aos Centros Comerciais que tutela.

Em 2022, a iniciativa alarga-se pela primeira vez aos Açores, num evento que decorre a 08 e 09 de outubro no Centro Comercial Parque Atlântico, em Ponta Delgada, e em colaboração com a Associação de Juventude Viola da Terra.

A 08 de outubro, pelas 17:00, e com duração de uma hora, decorre a iniciativa: “Venham experimentar a Viola da Terra”. Quem visitar o Parque Atlântico vai poder experimentar a tocar a Viola da Terra e terá a oportunidade de receber mais informação sobre o instrumento: as suas características, contextos musicais onde ocorre, e a sua simbologia.

A 09 de Outubro, pelas 17:00, haverá o “Concerto de Violas da Terra”, onde poderão ouvir uma Escola de Violas da Terra e música em Duo e Trio, apresentando a Viola da Terra em diferentes contextos. Durante uma hora e meia poderão conhecer melhor o som da nossa Viola e alguns dos seus executantes.

A Viola da Terra é um instrumento musical genuinamente açoriano. Recentemente, o grupo parlamentar do PS/Açores apresentou na Assembleia Legislativa Regional um Projeto de Resolução que visa instituir, oficialmente, o dia 02 de outubro como o “Dia da Viola da Terra”.

Desde 2018, por iniciativa da Miratecs, em parceria com a Associação de Juventude Viola da Terra e o Professor Rafael Carvalho, e com o apoio dos grupos Casa da Música da Candelária, Grupo de Tocadores de Violas de São Jorge, Associação de Músicos da Ilha Branca e a Sons do Terreiro – Associação Cultural declararam o dia 02 de outubro como o “Dia da Viola da Terra” e, desde 2019, este dia ser comemorado com a organização de dezenas de eventos, concertos, palestras, sessões de sensibilização em escolas e museus, exposições, envolvendo inúmeros tocadores de todas as ilhas, no entanto, está por reconhecer este dia oficialmente na Região, razão pela qual o PS/Açores através do seu grupo parlamentar pretende agora o instituir, não obstante as suas responsabilidades governativas até outubro de 2020.

© AJVT | Montagem: PE | PE