PLANO E ORÇAMENTO PARA 2023 COM MAIS 10 ME INVESTIDOS NA PROTEÇÃO SOCIAL DOS AÇORIANOS, ANUNCIA ARTUR LIMA

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, apresentou, na manhã desta segunda-feira, as medidas sociais previstas na anteproposta do Plano e Orçamento para 2023, para mitigar os efeitos da inflação junto das famílias e instituições sociais, cujo impacto ascende a “cerca de 10 milhões de euros”.

“São cerca de 10 milhões de euros a mais investidos na proteção social dos açorianos e na salvaguarda da sustentabilidade das IPSS”, enfatizou o governante citado em nota do executivo.

Durante a conferência de imprensa, Angra do Heroísmo, Artur Lima reconheceu que a “pandemia e a guerra na Ucrânia criaram as condições perfeitas para uma espiral inflacionista, com consequências imprevisíveis”.

“Com a inflação, veio o aumento exponencial do custo de vida e a crise energética, com tradução prática no acréscimo de dificuldades para famílias, instituições e empresas”, considerou.

Todavia, referiu, a inflação é um “inimigo invisível” e “não controlável”, pelo que “resta mitigar os seus efeitos, apoiando os que mais precisam”.

Assim sendo, o Vice-Presidente do Governo defendeu que o Governo Regional dos Açores não abdicou das suas responsabilidades e decidiu colocar a “tónica” no apoio social, aquando da preparação da anteproposta do plano anual de investimentos para 2023.

“Por isso, o investimento público no próximo ano incide, com força, na responsabilidade social”, frisou, destacando, para as famílias, o aumento de 15% do complemento ao abono de família, o aumento de 15% do COMPAMID, o aumento até 15% do Complemento Regional de Pensão, conhecido por cheque-pequenino, e o aumento de 15% do Complemento Especial para Doentes Oncológicos (CEDO).

Artur Lima avançou ainda com medidas para “acautelar o crescimento de despesas” das IPSS e Misericórdias da região, que “prestam um serviço decisivo e insubstituível aos seus utentes”.

“Assim, no próximo ano, haverá a revisão do acordo-base com setor social, estabelecendo-se um aumento no financiamento às diversas respostas sociais”, anunciou.

Além deste aumento, o responsável pela área da solidariedade social referiu que o Governo irá criar um “apoio inovador para a aquisição de combustível por partes das instituições, intitulado de Combustível Social”.

“Estas seis medidas evidenciam, mais uma vez, a marca humanista deste Governo”, vincou.

“Apesar dos partidos mais esquerda se quererem apropriar do valor da solidariedade, o que fica demonstrado é que o Governo dos Açores tem sensibilidade social, não ignora as dificuldades das pessoas e está pronto para responder”, concluiu.

© GRA | Foto: VPG | PE