
Após o interregno forçado pela pandemia, os lajenses retomam este sábado, 01 de outubro, as festividades da vila das Lajes, em honra de Nossa Senhora do Rosário, que anualmente culminam o ciclo de festividades de verão na ilha Terceira, e decorrem até ao próximo dia 08 de outubro.
Para a organização — a Associação Cultural da Vila das Lajes (ACVL), — o objetivo de abraçar esta missão é com o intuito de preservar a cultura que foi herdada pelos lajenses, em que muito é enaltecida devido aos nossos antepassados. Esta identificação cultural e histórica é a essência que eleva o nosso pressuposto, proporcionando a criação da Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora do Rosário”.
A comissão, revela uma nota enviada às redações, é composta por onze pessoas, que se comprometeram em dar a sua maior dedicação à festa que encerra mais um ciclo festivo da ilha Terceira. “Comprometemo-nos para 2020, mas não sendo possível a realização do projeto que pretendíamos, devido à pandemia que nos assolou a todos, em 2021 tínhamos uma nova esperança, mas infelizmente, o quadro repetiu-se”, lê-se.
“Este ano com a retoma das vivências festivas, que em muito caraterizam o povo terceirense, apresentamos um programa vasto de expetativas, diversão e requinte para presentear as tão aguardadas Festas das Lajes, também conhecidas como ‘Rosairinhas’ no passado”, revelam.
O tema escolhido para marcar esta edição das Festas da vila das Lajes é intitulado por “Lajes, Câmara, Ação!”. Uma alusão à sétima arte que ao longo de várias gerações marca a cultura cinematográfica.
Esta edição das festividades fica marcada pela tolerância de ponto concedida pelo Governo Regional dos Açores à tradicional “Terça-feira das Lajes”, no dia 04 de outubro, aplicável a todos os trabalhadores e agentes da administração pública regional cujos serviços estejam sediados na ilha Terceira. Para a ACVL esta é uma “conquista” há muito aguardada pelos lajenses, que vem ao encontro da “importância social e económica” das festividades e das suas raízes históricas e culturais em toda a ilha.
PROGRAMA
01.10.20225 | SÁBADO
20:30 — Abertura de Iluminação, Bazar e Salva de 21 Morteiros
21:00 — Abertura Oficial com discurso do Presidente da Junta de Freguesia
21:15 — Desfile de Filarmónicas da Vila das Lajes, Sociedade Progresso Lajense e Sociedade Recreio Lajense
21:45 — Desfile da Marcha Oficial da Vila das Lajes
22:00 — Cortejo de Abertura de Sua Alteza Real, subordinado ao tema: “Lajes, Câmara, Ação”
23:30 — Cerimónia Oficial de Abertura com Homenagem a Nossa Senhora do Rosário, no Largo da Igreja
02.10.2022 | DOMINGO
16:00 — Missa Solene em Honra de Nossa Senhora do Rosário e São Miguel Arcanjo, seguido de procissão
20:30 — Abertura da iluminação e bazar
22:30 — Atuação musical com Joana Pacheco, no Largo da Igreja
03.10.2022 | SEGUNDA-FEIRA
10:00 —Tradicional excursão ao tentadeiro de Rego Botelho, acompanhada pela equipa de ciclismo do JDL
17:00 — Tradicional tourada à corda da ganadaria Rego Botelho
20:30 — Abertura da iluminação e bazar;
22:00 — Grandiosa e Tradicional Noite de Cantoria com os improvisadores: Artur Miranda, Fábio Ourique, José Eliseu, José Esteves, Maria Clara e Ricardo Martins
04.10.2022 | TERÇA-FEIRA
12:00 — Desfile da Marcha Oficial das Festas das Lajes, seguido do tradicional Bodo de Leite, subordinado ao tema “Uma Ode ao Cinema Português”
17:00 — Tradicional tourada à corda com touros da ganadaria Casa Agrícola José Albino Fernandes
20:30 — Abertura da iluminação e bazar
22:30 — Atuação musical com Rosinha, no Largo da Igreja
05.10.2022 | QUARTA-FEIRA
10:00 — Tradicional excursão ao tentadeiro de Herdeiros de Ezequiel Rodrigues
17:00 — Tradicional tourada à corda da ganadaria Herdeiros de Ezequiel Rodrigues
20:30 — Abertura da iluminação e bazar
21:30 – Noite da Vila/Desfile de Instituições
22:30 — Atuação das Filarmónicas Sociedade Progresso Lajenses e Sociedade Recreio Lajense, em conjunto com o Grupo Folclore Cantares da Eira, no Largo da Igreja
06.10.2022 | QUINTA-FEIRA
10:00 — Tradicional excursão ao tentadeiro de João Gaspar
17:00 — Tradicional tourada à corda da ganadaria de João Gaspar
20:30 — Abertura da iluminação e bazar
22:30 — Atuação Musical com Keep the Faith – Tributo a Bon Jovi, no Largo da Igreja
07.10.2022 | SEXTA-FEIRA
16:00 —Concentração das crianças para excursão infantil no Jardim Público, seguindo-se a saída da excursão até ao arraial
17:00 — Bezerrada dedicada às crianças das ganadarias de Herdeiros de Ezequiel Rodrigues e João Gaspar
20:30 — Abertura da iluminação e bazar, demostração de zumba pelo ginásio Best Of, no Largo da Igreja
21:30 — Desfile Infantil
22:30 — Espetáculo de magia com o mágico Di Falco, no Largo da Igreja
22:30 — Atuação Musical com Os Kotas, no Largo da Igreja
08.10.2022 | SÁBADO
10:00 — Tradicional excursão ao tentadeiro de Humberto Filipe
17:00 — Tradicional tourada à corda da ganadaria de Humberto Filipe
20:30 — Abertura da iluminação e bazar
22:30 — Atuação Musical com One Vision – Tributo aos Queen, no Largo da Igreja
00:00 — Encerramento das festividades com fogo de artifício.
© ACVL | Imagem: ACVL | PE