VICE-PRESIDÊNCIA DO GOVERNO PROMOVEU SEMINÁRIO SOBRE PREVENÇÃO UNIVERSAL DE ABUSOS SEXUAIS DE MENORES

A Vice-Presidência do Governo, através da Direção Regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social, promoveu segunda-feira, um seminário subordinado à temática da prevenção universal de abusos sexuais de crianças e jovens.

No evento, que decorreu na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, participaram diversas entidades públicas e parceiros regionais da Estratégia Regional de Prevenção e Combate ao Abuso Sexual de Crianças Jovens, designadamente a Direção Regional da Saúde, o Instituto de Segurança Social dos Açores, o Ministério Público, a Polícia Judiciária ou a Direção Geral de Inserção e Serviços Prisionais.

Entre outras questões abordadas, refletiu-se sobre a prevenção primária do abuso sexual, foram partilhadas experiências e discutiram-se novas estratégias de intervenção.

No debate, estiveram presentes o Procurador da República em representação da Procuradora Coordenadora do Ministério Público da Comarca dos Açores, Jorge Santos Azevedo, o Juiz Francisco de Siqueira em representação do Presidente do Tribunal Judicial da Comarca dos Açores, a Vogal do Instituto de Segurança Social dos Açores, Tânia Fonseca, o Diretor Regional da Saúde, Berto Cabral, a Professora do ISCTE-IUL, Rute Agulhas e o Professor da Universidade das Ilhas Baleares, Luís Ballester.

A sessão de abertura do seminário foi presidida pela Diretora Regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social, Sandra Garcia, em representação do Vice-Presidente do Governo.

A Estratégia Regional de Prevenção e Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Jovens tem protagonizado um processo de referência a nível nacional, em que a colaboração, compromisso e sinergias entre todos, garantem uma intervenção rápida e eficaz, em defesa do superior interesse das crianças e jovens.

© GRA | Imagem: VPG | PE