
As comemorações do Dia da Viola da Terra, na Ilha de São Miguel, vão decorrer no Arquipélago — Centro de Artes Contemporâneas, com um concerto inédito promovido pela Associação de Juventude Viola da Terra (AJVT), intitulado “Duos de Viola”.
Duo Cordibus (Ilha Terceira), Projeto Engengroaldenga (Ilha de Santa Maria) e Duo Toadas (Ilha de São Miguel), são os três grupos que se irão apresentar em palco, todos com abordagens muito próprias à Viola da Terra, com base, sempre, no repertório tradicional mas, também, com novas sonoridades, adaptação de repertório de outros instrumentos e, ainda, a conjugação com projeção de vídeo.
O concerto decorre a 2 de Outubro, pelas 18:30, contando com duração aproximada de 70 minutos, sendo de entrada livre.
A par deste evento, na semana que antecede o mesmo, segundo nota enviada às redações a AJVT está já a preparar sessões de sensibilização em escolas, sobre a Viola da Terra, que envolvem, sempre, a experimentação do instrumento.
As Comemorações do Dia da Viola da Terra iniciaram-se em 2019, como forma de ser criado um dia em torno da valorização da nossa Viola, que é tocada e está bem viva ao longo de todo o ano. Sendo promovida pela Associação MiratecArts (Pico), Sons do Terreiro – Associação Cultural (Terceira) e pela Associação de Juventude Viola da Terra (São Miguel), contando também com iniciativas de outros músicos em diversas Ilhas dos Açores.
A edição de 2022, em São Miguel, é produzida pela AJVT e conta com a coprodução do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e com o apoio do Governo dos Açores.
© AJVT | Fotos: AJVT | PE