FESTAS DAS DOZE RIBEIRAS 2022

Este sábado tem início na freguesia das Doze Ribeira, no concelho de Angra do Heroísmo, as festas em honra de Santo António sob o lema “De Volta com a Juventude e as Tradições”, que decorrerão até à próxima quarta-feira, dia 27 de julho.

Hoje, pelas 09:00 horas, tem início a armação dos arcos da Procissão, sendo que pelas 18:30, decorre o Tríduo preparatório em honra do Sagrado Coração de Jesus. A iluminação e o bazar abrem pelas 21:00, seguindo-se 30 minutos depois, 21:30, desfile de Marchas, que serão acompanhadas pela Filarmónica do Sagrado Coração de Jesus dos Alteres e pela Filarmónica Rainha Santa Isabel das Doze Ribeiras. São quatro as marchas a desfilar: Marcha do Voluntariado; Marcha da Junta de Freguesia de São Mateus da Calheta; Marcha dos Amigos da Nené; e Marcha da Festa Brava. O primeiro dia das festividades termina com a atuação, pelas 23:00, da reconhecida cantora Ruth Marlene.

No domingo, 24, pelas 08:00, os participantes no passeio “todo-o-terreno” deverão concentrar-se no largo da Igreja da freguesia, estando a saída agendada para 30 minutos depois, às 08:30. A chegada à zona de lazer das Doze Ribeiras está agendada para as 13:30.
A Missa em honra do Sagrado Coração de Jesus decorrerá às 17:00, seguindo-se a Procissão. Depois da abertura da iluminação e bazar às 21:00, seguir-se-á pelas 21:30, desfile de grupos folclóricos e 30 minutos depois a respetiva atuação. Participam nesta noite etnográfica o Grupo Folclórico Cantare da Eira das Lajes, Grupo Folclórico da Casa do Povo da Vila Nova e o Grupo Folclórico das Doze Ribeiras.

Para o terceiro dia das Festas, segunda-feira, 25, está agendado para as 11:00, um Bodo de Leite subordinado ao tema “O Ciclo da Vida no Passado”. Pelas 18:00, haverá uma Missa de Santo António, seguida de Procissão e Bodo de Merendeiras. A noite do terceiro dia das festividades é dedicada à Cantoria, com a participação dos improvisadores Bruno Oliveira, Fábio Ourique, José Eliseu, José Esteves e Roberto Toledo, que subirão ao palco pelas 21:30.

Na terça-feira, 26, o programa prevê, pelas 17:30, uma Festa Campestre, a decorrer na zona de lazer da freguesia. À noite, pelas 21:30, em tempo de humor com atuação do grupo “Gaitadaria Stand Up”. Pelas 23:00, atua o artista continental Jorge Guerreiro.

O último dia das Festas das Doze Ribeiras 2022, quarta-feira, 27 de julho, é exclusivamente dedicado à festa brava. Assim, pelas 11:00, há uma excursão ao tentadero da ganadaria Humberto Filipe. Pelas 18:30, terá lugar uma grandiosa tourada à corda com quatro toiros “puros” com ferros de Humberto Filipe. Percorrerá o arraial o touro com n.º 358 (filho do n.º 77); o 379 (filho do Rabão); 367 (também filho do Rabão); e o touro com n.º 368 (outro filho do 77).

A Comissão das Festas das Doze Ribeiras 2022 é constituída por André Nunes, Francisco Coelho e Pedro Nunes, que receberam a colaboração de várias entidades públicas e privadas na realização deste programa, contando ainda com o apoio e carinho de todos os doze ribeirenses.

Situada no extremo oeste da ilha Terceira, a freguesia das Doze Ribeiras deve este topónimo, por encontrar-se à décima segunda ribeira, percorrendo a costa da ilha no sentido oeste a partir de Angra do Heroísmo. Segundo os historiadores, terá sido criada em 1684 tendo como orago São Jorge. De acordo com os resultados provisórios dos Censos 2021, a freguesia tem 431 habitantes, menos 16% (513) do que há uma década. A atividade económica principal da freguesia é a agropecuária, sobretudo destinada à produção de leite e seus derivados.

© PE | Imagens: Facebook das Festas | Vídeos: Youtube