
O Governo Regional dos Açores aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Governo, reunido nas Velas, São Jorge, três novas medidas de apoio social para mitigar os efeitos da inflação nos Açores.
Das medidas aprovadas, consta o aumento em dez euros do valor do Complemento para a Aquisição de Medicamentos pelos Idosos (COMPAMID), no ciclo anual em curso; o aumento em dez euros do montante do Complemento ao Abono de Família para Crianças e Jovens, respeitante ao segundo semestre de 2022; e um apoio de 20 euros destinado às famílias açorianas beneficiárias da tarifa social de eletricidade, a pagar em agosto.
As medidas foram anunciadas pelo vice-presidente do Governo, Artur Lima, que falava na apresentação das conclusões do Conselho do Governo, que acabara de reunir.
Citado em nota divulgada na internet, o titular da pasta de Solidariedade do Governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM, frisou a “mudança de paradigma” que este Governo “tem imprimido na região”.
Essa mudança, referiu, traduz-se em “medidas tomadas ao longo do tempo” como é o caso do aumento do cheque-pequenino, da descida dos impostos, da implementação da tarifa açores, da revalorização das carreiras de enfermagem e dos técnicos de diagnóstico e terapêutica ou da creche gratuita até ao 13º escalão”, elencou.
“Se fizermos contas, é um aumento brutal e extraordinário do rendimento das famílias”, sintetizou.
O governante referiu que “além das medidas que já tomamos”, acrescentam-se as agora aprovadas no Conselho do Governo, que assumem um caráter temporário para mitigar o efeito da inflação no arquipélago.
© GRA | Foto: MM | PE