LAGOA DAS SETE CIDADES ACOLHE 1.ª EDIÇÃO DO FESTIVAL AMBIENTAL “ATLANTIS CONCERT FOR EARTH”

A Lagoa das Sete Cidades, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, acolhe a partir de hoje e por dois dias, a 1.ª edição do festival músico/ambiental “Atlantis Concert for Earth”, por onde passarão grandes estrelas do circuito mundial da Wordl Music e alguns dos principais ativistas mundiais na causa de preservação da natureza, num encontro para “celebrar o planeta de forma positiva” numa nobre união entre a música e a ação climática.

Segundo explicou o guitarrista e diretor da produtora Atlantis Entertainment — empresa promotora do evento — Nuno Bettencourt, em entrevista ao SOL, publicada na edição online do dia 15 de julho, a “ideia” para fazer “algo verdadeiramente especial”, na Lagoa das Sete Cidades, surgiu “há 17 anos”, e desde então tem vindo a ser pensada e desenvolvida, mas, acrescenta, “tem sido muito difícil conseguir concretizar” face aos entraves encontrados pelo caminho, pelo que só agora foi possível acontecer.

Ultrapassados que estão os obstáculos, por dois dias, esta sexta e sábado, a Lagoa das Sete Cidades, acolhe os concertos dos americanos The Black Eyed Peas, Stone Temple Pilots, do músico Pitbull e dos ingleses Bush. Durante o evento, que vai ter a apresentação de Nicole Scherzinger (Pussycat Dolls), vão decorrer ainda concertos virtuais de Sting e dos Queen com Adam Lambert.

Mais que um festival musical, o “Atlantis Concert for Earth” é um projeto de consciencialização e de ação ambiental, no sentido de “acabar com toda a negatividade e com todo o silêncio em torno da emergência climática e começar um movimento de soluções”, revelou Nuno Bettencourt ao SOL.

Com esta iniciativa, o guitarrista praiense pretende através da linguagem universal da música celebrar todos os empreendedores do mundo, que lideram soluções para mudar o paradigma atual da emergência climática, numa ação de responsabilidade para com as gerações futuras.

“No final do dia, este é um concerto dedicado aos nossos filhos e aos seus futuros”, onde a música serve apenas como um “doce” para o adoçar o “medicamente” da educação ambiental. Vamos “mostrar às pessoas que existem pessoas a limpar o oceano pacífico, que é possível remover todo o plástico ou que existem fontes de energia no núcleo da terra que é possível ser aproveitada”, explicou Nuno Bettencourt na referida entrevista.

Rejeitando qualquer competição com os grandes festivais de verão nacionais ou internacionais, apesar dos nomes sonantes do cartaz, o ex-guitarrista dos “Extreme”, deseja que o “Atlantic Concert for Earth” seja uma oportunidade para que a comunidade musical “se junte todos os anos para homenagear” o povo dos Açores, a sua ímpar natureza e “recorde a causa ambiental”.

Neste festival, que tem a parceria do World Wide Fund for Nature (WWF), vai ser divulgado o trabalho de organizações ambientais, como a Blue Azores (um programa de conservação e utilização sustentável do mar dos Açores) ou a The Ocean Cleanup (que desenvolveu uma tecnologia para a limpeza dos oceanos).

Nuno Bettencourt nasceu no lugar do Poço d’Areia, freguesia de Santa Cruz, na Praia da Vitória, a 20 de setembro de 1966. Em agosto de 2016, por ocasião das Festas da Praia 2016, a Junta de Freguesia de Santa Cruz prestou-lhe homenagem descerrando uma placa com mosaico em azulejos com poema de António Bulcão, que reza assim:

“No Poço d’Areia nasceu
E em menino, brincou
Fez castelos, e cresceu
Na areia que o mar não levou.”

PROGRAMA

Sexta-feira | 22 de julho
Black Eyed Peas
Stone Temple Pilots
Nicole Scherzinger
Mod Sun

Sábado | 23 de julho
Pitbull
Bush
Girlfriends

Entrevista ao SOL.

© PE