
O subsecretário regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, recebeu esta manhã, em Ponta Delgada, em representação do presidente do Governo Regional, o Comandante do navio Arpão (submarino), o Capitão-Tenente Taveira Pinto, para uma audiência de apresentação de cumprimentos.
Faria e Castro deixou, em nome do Governo dos Açores, uma palavra “de apreço e agradecimento pela visita à região”, do navio Arpão e enalteceu, durante o encontro, “o importante papel das forças armadas portuguesas na região”, sublinhando o facto de estas serem “parceiros constantes nas missões de defesa, mas também de apoio à região”.
O Comandante do Navio Arpão, o capitão-tenente Taveira Pinto, agradeceu por sua vez, a agradável receção, naquela que é a sua primeira visita aos Açores, numa escala de apenas três dias, tendo chegado ontem a Ponta Delgada.
O Capitão-Tenente Taveira Pinto é o comandante do Arpão, navio onde já exerceu também as funções de oficial imediato, desde setembro de 2020.
O NRP Arpão foi construído no estaleiro alemão Howaldtswerke-Deutsche Werft (HDW), em Kiel. Iniciada a construção em 2005, foi batizado e lançado à água em 19 de junho de 2009, tendo como madrinha Maria Barroso.
Entregue à Marinha Portuguesa em 22 de dezembro de 2010, chegou pela primeira vez à Base Naval de Lisboa, em 30 de abril de 2011.
Desde então o Arpão esteve integrado no dispositivo de forças nacionais tendo realizado a primeira integração de um submarino português numa força naval permanente da NATO em 2012. A destacar ainda a sua participação por duas ocasiões na força naval da UE no mediterrâneo em missão humanitária, a operação SOPHIA.
Para além das vigilâncias da área marítima de interesse nacional e colaboração com outras agências e autoridades do estado, participou ainda em diversos exercícios internacionais como: SPONTEX, FOST, REP e NOBLE MARINER.
O submarino Arpão esteve já este ano, numa missão de cerca de dois meses, denominada SEA GUARDIAN, da NATO e na operação IRINI, da União Europeia (UE), ambas no Mar Mediterrâneo.
© GRA | Foto: JPB | PE