TERCEIRA: APREENSÃO DE ARTES DE PESCA PROIBIDAS E 92 QUILOS DO PESCADO CAPTURADO

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu, na passada quinta-feira, 30 de junho, na ilha Terceira, artes de pesca proibidas e 92 quilos de pescado que se encontravam a bordo de uma embarcação que praticava pesca lúdica, foi hoje revelado.

Segundo comunicado do Comando Territorial da GNR dos Açores, no âmbito de uma ação de fiscalização destinada ao controlo das regras de captura, desembarque, transporte e comercialização de pescado fresco, “os militares da Guarda abordaram e fiscalizaram uma embarcação licenciada para a prática da pesca lúdica, tendo verificado que a mesma exercia a prática da pesca lúdica utilizando artes de pesca proibidas, designadamente palanque de fundo”.

Em consequência, os militares do Posto Territorial da Praia da Vitória, procederam à apreensão das “artes de pesca proibidas, bem como 92 quilos de pescado capturado com recurso às mesmas”, tendo procedido à identificação do infrator, “um homem de 35 anos” e à elaboração do respetivo auto de contraordenação.

O pescado apreendido, depois de submetido à verificação higiossanitária, “foi entregue a várias instituições de solidariedade social”, informa a GNR.

Esta ação de fiscalização foi desenvolvida, lê-se no comunicado, “em colaboração com a Inspeção Regional das Pescas (IRP)”.

No comunicado enviado às redações, a GNR volta a lembrar que, “os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais”.

© CT-GNR-A | Foto: CT-GNR-A | PE