OTL-J VERÃO ARRANCOU HOJE EM TODAS AS ILHAS DOS AÇORES

O programa OTL-J Verão, promovido pela Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através da Direção Regional da Juventude, arrancou hoje em todas as ilhas da região, revelou o Governo dos Açores.

Segundo nota divulgada no portal internet do Governo, este ano, “foram integrados 2.250 jovens, ou seja, 89% dos inscritos, uma taxa de colocação recorde desde 2015 (68%)”.

“Esta edição do OTL-J envolve, também, 1.064 entidades promotoras de cerca de 800 projetos para ocupação dos jovens nos meses de julho (1.ª fase) ou de agosto (2.ª fase)”, é ainda revelado.

Citada na referida nota, a secretária regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, sublinha que esta edição “revela bem a preocupação do Governo dos Açores em divulgar e disseminar o programa por todas as ilhas do arquipélago e em assegurar o maior número de oportunidades ao maior número de jovens possível”.

Maria João Carreiro observa, ainda, o aumento do número de entidades inscritas (834 em 2021; 1215 em 2022), o que “dá boa nota do contributo das entidades para o esforço do Governo Regional para capacitar os jovens através da educação não formal e complementar à sua formação académica”.

O OTL-J, para jovens com idades entre os 15 e os 24 anos, é uma primeira experiência de integração socioprofissional, através da qual os jovens adquirem competências sociais de relacionamento, responsabilidade e autonomia, além de concorrer para o despiste vocacional que pode ajudar na decisão do seu percurso académico e/ou profissional.

Ambiente e Turismo, Ocupação em Férias e Jovens Ativos são os três subprogramas do OTL-J Verão, sendo que através do subprograma Ocupação em Férias foram integrados 92% dos colocados na edição deste ano do programa, no qual o Governo Regional dos Açores investe cerca de 400 mil euros para benefício dos jovens açorianos.

© GRA | PE