GNR APREENDE CERCA DE 22 QUILOS DE LAPAS NO PICO POR CAPTURA EM LOCAL INTERDIDO

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) dos Açores, através do Posto Territorial de São Roque do Pico, apreendeu domingo, 19 de junho, “cerca de 22 quilos de lapas, na zona de Reserva Integral na Baía das Lajes do Pico”, foi hoje revelado.

Segundo informa a GNR, em comunicado, “no decorrer de uma ação de fiscalização no âmbito da vigilância da costa, os militares da Guarda detetaram um homem na apanha da lapa no local de Reserva Integral, pelo que foi abordado, tendo-se constatado que tinha na sua posse cerca de 22 quilos de lapas”.

Consequentemente, os militares da Guarda procederam à identificação do indivíduo, um “homem de 49 anos”, e procederam à elaboração do respetivo auto de contraordenação “pela apanha de uma espécie em zona de Reserva Integral, punível com coima até 3 500 euros”.

“As lapas, por se encontrarem em boas condições de sobrevivência, foram devolvidas ao mar”, informa a GNR.

No comunicado a GNR volta a lembrar que, “os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais. As zonas de Reserva Integral visam a preservação das espécies e a fruição sustentável dos recursos naturais”.

© CT-GNR-A | Foto: CT-GNR-A | PE