
O Município de Angra do Heroísmo inaugurou, recentemente, na freguesia dos Altares, um ecocentro destinado a servir a comunidade daquela freguesia.
O ecocentro é um local aberto às populações, onde estas podem depositar vários tipos de resíduos sólidos, separando-os de acordo com a sua composição, em diferentes contentores.
Segundo publicação do município angrense divulgada na internet, hoje consultada pelo Praia Expresso, o “objetivo é reduzir a dispersão dos resíduos por espaços públicos, como ribeiras, canadas agrícolas e cerrados, facilitando a colaboração da população, no sentido de separar e encaminhar os resíduos que produz para o sítio correto, promovendo-se o tratamento adequado dos mesmos”.
Nesta mesma publicação, município explica que os seus ecocentros “constituem uma forma adicional de potenciar a valorização de materiais recicláveis contidos nos resíduos sólidos, recebendo entre outras, matérias que, pelas suas características, não podem ser abrangidos pelos circuitos normais de recolha”.
Para tal, os ecocentros apresentam um conjunto de funcionalidades, tais como:
Zonas de circulação e manobra das viaturas ligeiras e pesadas necessárias para a descarga de resíduos por parte dos utentes em contentores metálicos de 18m³ de capacidade/cada;
A descarga de resíduos pelos utentes através de um acesso para viaturas, de forma a permitir que a deposição se realize de um patamar elevado sobre os contentores metálicos;
Um pequeno telheiro para acomodar contentores para roupa usada, lâmpadas, pilhas e óleo alimentar usado;
Vedação do terreno destinado ao Ecocentro em todo o seu perímetro;
Sinalização rodoviária e informativa das condições de receção e descarga dos resíduos;
Área para funcionamento futuro de compostores comunitários.
© CMAH | Foto: CMAH | PE