PRESTÍGIO DA COMUNIDADE AÇORIANA NO CANADÁ DÁ VANTAGEM POLÍTICA A PORTUGAL, DIZ JOSÉ MANUEL BOLIEIRO

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, terminou no domingo uma visita oficial à Província do Ontário declarando que o prestígio da comunidade açoriana no Canadá “assegura vantagem política e diplomática aos Açores e Portugal”.

Citado em nota do Governo, José Manuel Bolieiro falanva numa sessão na Casa dos Açores do Ontário, e dirigindo-se a dezenas de representantes da diáspora, o governante lembrou a “verdadeira pluralidade” dos Açores, com “nove ilhas com identidade própria” e cada uma com as suas mais-valias para efeitos de turismo ou de investimento.

“Os Açores de hoje em dia não são apenas um lugar de saudade e memória, são uma terra de oportunidades, de desenvolvimento sustentável, respeitador da natureza. Exorto-vos a descobrir com as vossas famílias, os vossos amigos, às nove ilhas dos Açores”, prosseguiu José Manuel Bolieiro.

O governante anunciou a intenção de criar um gabinete de apoio ao investir da diáspora, uma estrutura sem custos, com profissionais de diferentes áreas, e que terá como objetivo, em parceria com autarquias e câmaras de comércio, facilitar o acesso à informação de quem procura investir na região.

“Esta é uma governação amiga da nossa diáspora, não apenas no campo da saudade mas como ativo de credibilidade e prestígio”, prosseguiu.

No domingo, último de três dias de trabalho no Canadá, José Manuel Bolieiro deslocou-se ainda ao Festival Multicultural Carassauga 2022, visitando os espaços de Portugal e dos Açores no certame.

O presidente do Governo teve também uma passagem pelo Graciosa Community Centre, local que junta açorianos provenientes da Graciosa mas também de várias outras ilhas do arquipélago.

© GRA | Foto: PPF/GRA | PE