
Um homem de 51 anos foi identificado na freguesia da Candelária, concelho da Madalena, na ilha do Pico, “por maus-tratos a animais de companhia”, revelou esta terça-feira o Comando Territorial da GNR dos Açores.
Segundo informa a GNR, em comunicado, na “sequência de uma ocorrência envolvendo uma situação relacionada com maus-tratos a animais de companhia”, militares da Guarda do Posto Territorial de São Roque do Pico com a colaboração da Câmara Municipal da Madalena, “resgataram dois canídeos do interior de um terreno anexo a uma moradia”, que “eram alvo de maus-tratos”.

No decurso desta ação, a GNR apurou ainda que “os canídeos não se encontravam identificados eletronicamente com chip, não possuíam vacinação antirrábica obrigatória, nem estavam registados na respetiva Junta de Freguesia”.
Em consequência, “foi elaborado um auto de notícia por maus-tratos a animais de companhia e dois autos de contraordenação por falta de deveres do detentor”, os quais, acrescenta a GNR “foram remetidos às entidades competentes”.

No comunicado, a GNR informa ainda, que “os canídeos serão sujeitos a um período de quarentena, findo o qual estarão disponíveis para adoção, depois de cumpridas todas as formalidades legais”.
© CT-GNR-A | Fotos: CT-GNR-A | PE