PRAIA DA VITÓRIA: SISTEMA DE DEPÓSITO DE EMBALAGENS NÃO REUTILIZÁVEIS DE BEBIDAS, APARENTEMENTE, COM MUITO BOA ADESÃO

O Sistema de Depósito de Embalagens não Reutilizáveis de Bebidas dos Açores, cuja primeira máquina de logística reversa foi instalada na Praia da Vitória na passada terça-feira, 17 de maio, Dia Mundial da Reciclagem, está, aparentemente, com muito boa adesão por parte da população residente.

Na manhã deste sábado, quem liberto das suas obrigações profissionais resolveu contribuir para a sustentabilidade ambiental e desse modo promover a economia circular, arrecadando alguns cêntimos em cartão, foi confrontado com uma inesperada e dissuasora mensagem: “Recipiente de vasilhames cheio”.

As máquinas de logística reversa recolhem embalagens não reutilizáveis de bebidas, em vidro, plástico e alumínio, e segundo o fabricante, a empresa sueca RVM, tem uma capacidade máxima de 8 euro paletes.

O projeto tem um acordo de cooperação com a Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA), sendo que de acordo com informação disponível na página internet do mesmo, compete aos municípios a “gestão das máquinas” e a “recolha dos resíduos de embalagens depositados nos equipamentos”.

Assim, no concelho da Praia da Vitória, trata-se de uma responsabilidade da empresa municipal Praia Ambiente. Praia Expresso não conseguiu apurar quantas recolhas foram realizadas desde a instalação da referida máquina até este sábado, mas pode garantir que desde manhã até ao final da tarde, a mensagem no visor da máquina manteve-se inalterada: “Recipiente de vasilhames cheio”.

O sucesso deste novo sistema de recolha depende, como é óbvio, das quantidades recolhidas, informações estas, que são transmitidas em tempo real para a base de dados do projeto. Ligadas à “cloud”, as máquinas de logística reversa informam o sistema central do número de utilizadores do sistema, das quantidades depositadas em vidro, plástico e alumínio, bem como do tempo decorrido entre o alerta de “vasilhames cheio” e a recolha de vasilhames por parte da entidade responsável.

O projeto Sistema de Depósito de Embalagens não Reutilizáveis de Bebidas dos Açores é da responsabilidade da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas e resulta de uma candidatura ao programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono” do EEA Grants, apresentada em 2020, beneficiando de uma comparticipação de 90% num investimento total de cerca de 1 milhão de euros.

Cada embalagem não reutilizável de bebidas depositada de vidro, plástico e alumínio, com exceção das lácteas, até à capacidade máxima de 2,5 L é recompensada com cinco cêntimos em cartão, sendo os valores reembolsados em dinheiro, nas lojas de cidadão, ou através de transferência bancária para o NIB associado aquando da adesão ao sistema, sempre que o valor acumulado em cartão seja igual ou superior a três euros, ou seja, o correspondente a 60 embalagens devidamente validadas por código de barras.

© PE