CMPV REFORÇA VERBAS DA DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS ÀS JUNTAS DE FREGUESIA

A Câmara Municipal da Praia da Vitória reforçou em 95% o valor das verbas a disponibilizar às juntas de freguesia do concelho no âmbito da delegação de competências, avançou esta segunda-feira a vereadora Paula Sousa.

De acordo com uma publicação da Câmara na rede social Facebook, a informação foi divulgada por Paula Sousa quando intervinha na sessão comemorativa do Dia da Freguesia em São Brás, em representação da Autarquia, que ontem se assinalou.

Na ocasião, revela a publicação, a autarca praiense exemplificou com a Junta de Freguesia de São Brás, cujo montante financeiro “acresceu cinco mil euros”.

“Certamente que a freguesia merece mais. Todas as freguesias merecem mais. Por isso, para 2023, estamos já a trabalhar no inventário de todas as necessidades urgentes em cada uma das freguesias e vila do Concelho, com o objetivo de irmos respondendo com a celeridade possível. Isto é uma prova concreta de como este Executivo vê, respeita e valoriza o trabalho das Juntas de Freguesia”, sublinhou Paula Sousa citada na referida publicação.

Na sua intervenção, a vereadora municipal apelou ainda a que as famílias incentivem os filhos a participarem nas instituições das freguesias, para que estas continuem com o dinamismo social, cultural, recreativo e associativo fundamental ao desenvolvimento e progresso das comunidades onde se inserem.

O Dia da Freguesia de São Brás comemora-se anualmente a 25 de abril, em honra do padre Alfredo Aves Lucas, unanimemente e carinhosamente reconhecido pelos locais como o “Pai de São Brás”.

Desmembrada da freguesia das Lajes, a localidade de São Brás adquiriu o estatuto de freguesia através do Decreto-Lei n.º 38.173 de 17 de fevereiro de 1951. O povo de São Brás celebrou a elevação a freguesia no dia 25 de março do ano seguinte — domingo da Ressurreição desse ano de 1951.

Mais tarde, São Brás foi promovido a Paróquia Eclesiástica por Provisão do Bispo diocesano, D. Manuel Afonso de Carvalho, em 1 de março de 1958.

No centro da aspiração e reivindicação do lugar de São Brás a freguesia própria do concelho da Praia da Vitória está o padre Alfredo Alves Lucas.

O padre Alfredo Alves Lucas nasceu nos Biscoitos a 27 setembro 1911, tendo sio ordenado sacerdote em 11 de novembro de 1934. Foi Cura de S. Bartolomeu donde transitou para S. Brás em 18 de dezembro de 1938. Faleceu a 25 de abril de 1980 depois de 42 anos dedicados à freguesia de São Brás. Foi com os seus esforços que o então curato de São Brás se tornou freguesia e mais tarde paróquia. Também é de sua iniciativa o cemitério local benzido em 1948.

São Brás muito deve ao padre Alfredo Alves Lucas, e em forma de agradecimento e para que a sua memória nunca se apague a Junta de Freguesia de São Brás erigiu-lhe um busto no adro da Igreja e deu o seu nome à rua que atravessa a freguesia, além de instituir como dia oficial da freguesia a data de calendário do seu perecimento.

© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s