DEPUTADO INDEPENDENTE ESPERA LUFADA DE AR FRESCO NO GOVERNO REGIONAL

O deputado independente no parlamento açoriano Carlos Furtado disse esta segunda-feira esperar que a remodelação no Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) “traga uma lufada de ar fresco” à governação, apesar de “estranhar” a saída do titular da pasta das Finanças.

“Espero que essa remodelação governativa traga uma lufada de ar fresco à governação. Estarmos aqui a governar conforme governou o PS, sempre em função dos resultados eleitorais, não serve para os açorianos”, afirmou o deputado no parlamento regional, em declarações à agência Lusa.

Carlos Furtado disse que “o tamanho do Governo não incomoda muito”, considerando que realmente importa “um projeto integrante”.

“Preocupa-me é os custos desta orgânica. O que mais interessa aos açorianos é perceber se a governação está direcionada para um projeto integrante”, sublinhou.

Carlos Furtado, ex-deputado do Chega, disse também “estranhar” a saída do Secretário Regional das Finanças, Bastos e Silva, alegando que o antigo governante “era experiente e com provas dadas”.

“Percebo que era o momento de fazer alguma substituição, mas estranho a saída do Secretário das Finanças. Ele poderá ter tido a iniciativa de sair, porque há alturas da vida em que perdemos a paciência, se estamos a ser repreendidos por pessoas que ainda não provaram nada à sociedade e apontam o dedo como se fossem os paladinos da verdade”, apontou.

Na sequência da nova orgânica do XIII Governo Regional dos Açores, esta segunda-feira apresentada por José Manuel Bolieiro ao Representante da República para os Açores, embaixador Pedro Catarino, são extintas quatro secretarias regionais, criadas duas novas, exonerados seis secretários regionais e nomeados quatro, sendo que apenas dois são caras novas, é o caso da antiga líder do PSD/Açores Berta Cabral e da ex-deputada social-democrata Maria João Carreiro.

Duarte Freitas transita para a Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, e Sofia Ribeiro passa a titular da nova Secretaria Regional da Educação e Assuntos Culturais.

Saem do executivo Joaquim Bastos e Silva (Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública); Susete Amaro (Secretária Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital); Mário Mota Borges (Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia); e Ana Carvalho (Secretária Regional das Obras Públicas e Comunicações).

Berta Cabral vai para a nova Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas e Maria João Carreiro assume a Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego.

Os titulares das novas pastas tomam posse hoje, no início dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, pelas 10:00, na sala do Plenário, na cidade da Horta.

© Lusa | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s