
No âmbito do projeto da Câmara Municipal da Horta (CMH) “Aprender em Comunidade”, arrancou na passada semana a formação “Cuidados Geriátricos”, revelou esta quarta-feira a autarquia.
De acordo com a vereadora responsável pela área da Ação Social, citada em nota de imprensa, trata-se de uma ação “pioneira”, centrada na promoção do bem-estar dos idosos e no envelhecimento saudável, áreas que são, assinala, “felizmente”, cada vez mais consideradas e dinamizadas pelos decisores políticos.
“O Município da Horta pretende com esta formação dotar os participantes de competências e conhecimentos específicos, no que respeita aos cuidados aos idosos, bem como contribuir para o aumento da qualidade de vida e bem-estar das pessoas com doenças crónicas e incapacitantes que se encontram em situação de dependência, promovendo uma melhoria nas relações entre cuidadores e pessoas cuidadas”.
Maria Antónia Dutra afirmou que foi com agrado que registou o número de participações nesta ação formativa, desde profissionais do setor, como de cuidadores informais, que tiveram o interesse de aumentar conhecimentos e competências direcionadas para o trabalho na assistência à terceira idade.
O curso “Cuidados Geriátricos” está a ser desenvolvido no Centro Comunitário Divino Espírito Santo, na freguesia dos Flamengos, e é lecionado pela formadora Alexandra Sousa. Para além desta ação integrada no âmbito do “Aprender em Comunidade”, estão a decorrer mais duas formações – “Português para Estrangeiros” e “Inglês Nível Básico” -, que, segundo a vereadora com competências delegadas na área social e da edução, “pretendem desenvolver competências e dotar os participantes de ferramentas essenciais para a vida em sociedade, numa comunidade que se pretende inclusiva e igualitária”.
© CMH | Foto: CMH | PE